O iPhone 14 Pro Max foi o smartphone mais vendido no mundo nos três primeiros meses de 2023. O Galaxy S23 Ultra, quinto na lista geral, liderou no segmento de celulares Androids. A pesquisa dos smartphones mais vendidos foi publicada pela Canalys, empresa de análise de mercado.

iPhone 14 Pro e 14 Pro Max
iPhone 14 Pro e 14 Pro Max estão no top 2 de celulares mais vendidos até agora em 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Apple possui mais três smartphones entre os quatro dos mais vendidos: iPhone 14 Pro, iPhone 14 e iPhone 13. O iPhone 14 Plus ficou na sexta posição, atrás do já citado Galaxy S23 Ultra. Com esse desempenho do 14 Plus, perdendo prioritariamente espaço para o iPhone 13, faz sentido a Apple reestruturar o posicionamento do aparelho para 2023.

Pesquisa confirma que Galaxy S23 Ultra “salvou” Samsung

O estudo da Canalys confirma que o Galaxy S23 Ultra salvou as finanças da Samsung no primeiro trimestre, que teve uma queda de 96% nos lucros. Quando anunciou o resultado financeiro, a Samsung disse que as boas vendas do Galaxy S23 Ultra — e de toda a linha Galaxy S23 — ajudou a divisão de celulares a fechar o trimestre lucrando 3% a mais que no ano anterior.

Enquanto o S23 Ultra fica em quinto lugar na lista de smartphones mais vendidos no primeiro trimestre de 2023, o Galaxy S23 base e o Galaxy 23 Plus ficaram, respectivamente, em 7º e 9º lugar. Entre os dois modelos está o iPhone 12, lançado em 2020 e ainda um aparelho com ótimo desempenho em 2023.

Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23+ e Galaxy S23
Linha Galaxy S23 está com um bom desempenho em vendas (Imagem: Divulgação/Samsung)

Outro “grande hit” da Samsung no primeiro trimestre é o Galaxy Z Flip 4, dobrável do tipo “concha”. O celular ficou na 10ª posição dos mais vendidos. Com isso, a Samsung deve ampliar a divulgação do modelo, um dobrável “mais acessível”. Um dos exemplos disso é a participação da fabricante no GP Explorer, competição de Fórmula 4 com youtubers, na qual os seus pilotos usarão o Z Flip 4 para divulgar imagens dos bastidores.

Vendas de smartphones topo de linha cresceram no 1º trimestre

Segundo a pesquisa da Canalys, a venda de smartphones topo de linha, com preço maior que US$ 500 (R$ 2.514,30, conversão direta) aumentou 4,7% quando comparada ao primeiro trimestre de 2022.

As vendas de celulares premium representaram 31% do comércio de smartphones no primeiro trimestre do ano. Mesmo com uma certa insegurança na economia global, causados por riscos de recessão nos EUA, guerra da Rússia contra a Ucrânia e ainda em fase de recuperação pós-pandemia, os consumidores parecem abrir a mão na hora de comprar um celular.

Com informações: SamMobile e Canalys

iPhone 14 Pro Max é celular mais vendido dos últimos meses, Galaxy lidera nos Androids