Lançado em 2007 ou 2008 (não há clareza sobre a data de criação), o RARBG pode, digo, poderia ser considerado o verdadeiro site de “torrents mais resiliente da galáxia” — título que o Pirate Bay usa para si. Nesses 16 anos de funcionamento, o RARBG viu seus concorrentes caírem e serem caçados por órgãos governamentais. Porém, sua página só sofria alterações na URL — e bloqueios em alguns países.
RARBG encerra as suas atividades e revela dificuldades na operação
No anúncio publicado em uma das suas páginas, a equipe do RARBG publicou uma carta anunciando o fim das atividades e o motivo para isso. No texto, a equipe restante informa que os últimos dois anos foram muito difíceis para o RARBG. Formado por voluntários de diferentes países, a carta de adeus divulga as dificuldades e problemas enfrentados pelo time:
- Pandemia de Covid-19: De acordo com o anúncio, alguns membros da equipe morreram por causa da doença, enquanto outros continuam com efeitos de Covid longa e “incapazes de trabalhar” — aspas da carta do RARBG.
- Guerra da Rússia contra a Ucrânia: Alguns membros do RARBG estão lutando no conflito e, como destaca a nota em letras maiúsculas, “nos dois lados”. Criado na Bulgária (por isso há um BG no nome), manter um site desse tamanho exige muita gente. A Guerra Russo-Ucraniana conta com voluntários de outras nações europeias, então há a possibilidade que até membros do RARBG de outros países estejam envolvidos no conflito.
- Inflação: O aumento dos preços dos data centers na Europa atingiu o RARBG “muito forte”. Aqui o site de torrent “sente na pele” o que outras Big Techs e os consumidores em geral enfrentam. A economia global sofre em 2023 com a inflação, efeitos da Guerra Russo-Ucraniana e juros elevados.
A carta termina informando que a decisão de encerrar o site foi unânime entre os membros restantes do RARBG. Você ainda pode acessar as outras URLs do site, mas as datas dos últimos uploads são de alguns dias atrás.
Site de torrents RARBG foi de base e até guerra na Ucrânia é um dos motivos para o fim
You must be logged in to post a comment.