Anunciado em maio, o Windows Copilot, assistente virtual da Microsoft baseado em ChatGPT, teve sua usabilidade vazada. O Copilot ainda está no início do seu desenvolvimento e não foi liberado nem mesmo para os usuários do Windows Insider Program. Por isso, a versão do assistente testado pelo site Windows Latest apresenta alguns erros — e um aviso de “pré” no seu ícone.

Windows Copilot será lançado para o Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows Copilot não está disponível nem mesmo no Insider Program (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Windows Copilot será o substituto da Cortana, primeiro assistente virtual usado pela Microsoft em seus sistemas operacionais. O substituto é fruto da parceria entre a Big Tech e a OpenAI, criadora do ChatGPT. A tecnologia por trás do Copilot é a mesma usada no ChatGPT e Bing Chat, o modelo de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês).

Windows Copilot atende o que você pede, mas não faz

Nos testes realizados pelo Windows Latest, o Windows Copilot até entendeu o que o usuário pedia: em alguns ele só não fez. Claro, ainda estamos falando de um recurso na fase inicial de desenvolvimento. Então é normal que ele não funcione como o esperado.

Um exemplo de “entendi, mas não farei” foi quando o Windows Copilot recebeu o comando de ativar o modo escuro do sistema operacional. O assistente respondeu com o botão para ativar recurso, mas informou que não seria capaz de ligar o modo. Ainda assim, já mostra que é um bom corte de etapas.

Copilot permitirá que o usuário personalize o Windows com comandos — nos testes ele ainda não funcionou como o esperado (Imagem: Reprodução/WindowsLatest)
Copilot permitirá que o usuário personalize o Windows com comandos — nos testes ele ainda não funcionou como o esperado (Imagem: Reprodução/WindowsLatest)

Para ativar o modo escuro no Windows 11, o método mais rápido é digitar “modo escuro” no campo de pesquisa da barra de tarefas, clicar para abrir a configuração e depois ativar no menu correspondente. Com o Copilot, você só terá que abrir a IA na barra lateral, pedir a ativação e clicar no card de ação. As mesmas três etapas, mas sem precisar de uma novela janela.

Esses cards de ação serão usados pelo Windows Copilot para fornecer o acesso aos recursos do sistema. O site que divulgou esse “vazamento” não chegou a mostrar outros testes, mas podemos imaginar outros exemplos, como um card de ação para trocar a saída de áudio e outro para ativar um timer.

O Windows Copilot é baseado na web, sendo praticamente o Bing Chat do Microsoft Edge. Felizmente, de acordo com o site Windows Latest, ele é “bem” integrado ao sistema operacional, sendo capaz de identificar os programas que você está usando e abrir softwares — por exemplo, Word e PowerPoint.

Windows Copilot é o “J.A.R.V.I.S.” da Microsoft

Quando a Microsoft anunciou o Windows Copilot em maio, comparei o assistente com o J.A.R.V.I.S. do Homem de Ferro. Esta nova IA da empresa de Redmont buscará entender o usuário para entregar a melhor experiência com o Windows 11.

A proposta da Microsoft é que o Copilot também facilite a vida dos seus consumidores, seja para o trabalho ou para tarefas diárias. Nos exemplos da apresentação, a empresa mostrou até que ele será capaz de se integrar com aplicativos de terceiros.

Com informações: TechRadar e WindowsLatest

Site revela teste com Windows Copilot, o assistente virtual da Microsoft com IA do ChatGPT