É necessário login no Instagram para acessar o Threads. Aliás, a título de curiosidade: o app é listado na App Store da Apple como publicado pela mesma equipe da rede social de fotos/vídeos. O Threads é de graça e, ao menos neste primeiro momento, não tem nenhuma publicidade. O lançamento estava previsto para quinta-feira (06) e foi antecipado em um dia.
O que é Threads? Veja o resumão
- Feed com conteúdo de pessoas que você segue e de criadores recomendados pelo algoritmo.
- Posts podem ter até 500 caracteres.
- Links, fotos e vídeos também são aceitos.
- Vídeos podem ter até 5 minutos.
- Perfis podem ser públicos ou privados.
- Usuários menores de 16 anos terão perfil fechado por padrão.
- O autor da postagem consegue escolher se o post poderá ser respondido por todos, por seguidores ou somente pelos usuários citados.
- Disponível inicialmente em mais de 100 países.
- Não precisa de convite. Basta usar a conta no Instagram para fazer o login.
- No futuro, será compatível com o protocolo ActivityPub, estabelecido pelo W3C para redes sociais abertas.
Rede social para bilhões
Qual o motivo de ser do Threads? Numa nota recebida pelo Tecnoblog, o conglomerado Meta diz que milhões de pessoas se conectam por meio de fotos e vídeos no Instagram. “O nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias”, complementa a empresa.
Haverá controle de visibilidade das postagens e mecanismos de segurança. Segundo a empresa, o usuário poderádeixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar um perfil. Todas as contas bloqueadas já bloqueadas no seu Instagram serão automaticamente bloqueadas no Threads.
As mesmas regras de comunidade do Instagram serão aplicadas aos conteúdos e interações que ocorrerem no Threads. A Meta estimou investimento de US$ 16 bilhões em segurança desde 2016 (em todos os apps e plataformas), o que dá por volta de R$ 77,8 bilhões.
Threads já nasce grande
A plataforma do Threads entra no ar com nomes de peso tanto do mercado brasileiro quanto mundial. Os apresentadores Marcos Mion e Maisa Silva, os influencers Lucas Rangel e Pequena Lo, e as cantoras Shakira e Ellie Goulding fazem parte da chegada do app.
Confira abaixo a lista de famosos no Threads. Eu perguntei à Meta se haveria campanha de divulgação na mídia brasileira, mas no momento a empresa não tem informações sobre o assunto.
Celebridades brasileiras
- Marcos Mion
- Maisa Silva
- Ivete Sangalo
- Thelminha
- Astrid Fontenelle
- Juliette
- Alok
- Babu Santana
Criadores de conteúdo brasileiros
- Lucas Rangel
- Ivan Baron
- Pequena Lo
- Virginia
- Tucumã Pataxó
- Monique Evelle
Artistas globais
- Shakira
- Ellie Goulding
- Nick Jonas
- Coldplay
- Gordon Ramsay
Rival do Twitter
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, parece estar se aproveitando do mau momento do Twitter para lançar uma rede social com funcionalidades bastante similares. Em resumo, o Threads é uma plataforma para postagens em texto. Outras pessoas podem compartilhar e participar da conversa. Tudo isso está no Twitter – e também estaria no Facebook, mas parece que ninguém está na outra rede.
Elon Musk comanda o Twitter desde outubro de 2022. O empresários e envolveu numa série de polêmicas de lá para cá, desde os rumos da plataforma, até a escolha da nova CEO ou a recente cota no número de tweets que cada pessoa pode ver.
Não sei na sua timeline, mas na minha existe uma grande dúvida sobre “para onde iremos?” quando Musk supostamente matar a plataforma (por decisão própria ou pelos constantes desmandos). Ao que tudo indica, o Threads é a resposta proposta por Zuck.
Threads: microblog do Instagram está agora disponível para download
You must be logged in to post a comment.