A Oi surpreendeu clientes ao disparar um email no qual denuncia fake news propagada por empresas rivais. De acordo com o comunicado – ao qual o Tecnoblog teve acesso –, concorrentes estariam abordando os atuais assinantes da Oi com a alegação de que ela estaria falida e que seria obrigatório realizar a migração para outra companhia do setor.

Email enviado pela Oi a clientes (Imagem: Ísis Kawakami/Arquivo Pessoal)
Email enviado pela Oi a clientes (Imagem: Ísis Kawakami/Arquivo Pessoal)

Ainda de acordo com mensagem, pessoas mal-intencionadas também estariam buscando os clientes para propor a portabilidade. A Oi chega a chamar a falcatrua de “golpe da migração obrigatória”. E realmente trata-se de fake news.

Primeiro precisamos entender o fim da Oi Móvel

O serviço de telefonia móvel da Oi – com ligações e internet via 4G ou 5G – realmente chegou ao fim em 2022. As operadoras Claro, TIM e Vivo se uniram para adquirir a cartela de clientes e a infraestrutura, numa negociação bilionária.

Hoje em dia, os antigos clientes da Oi Móvel são atendidos pelas outras três prestadoras. A migração seguiu o critério de beneficiar a empresa com menor número de assinantes em cada região. Por exemplo, os clientes Oi em São Paulo (DDD 11) foram migrados para a TIM. Já em Pernambuco, os assinantes baseados na região metropolitana do Recife (DDD 81) passaram a utilizar os serviços da Vivo.

Oi Móvel foi vendida para Claro, TIM e Vivo
Oi Móvel foi vendida para Claro, TIM e Vivo (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Em resumo: a Oi Móvel não existe mais. Isso não tem nada a ver com a companhia Oi remanescente.

Aposta em fibra ótica

A chamada Nova Oi continua com os serviços de telefonia fixa e de internet fixa. São 4 milhões de casas conectadas atualmente, um aumento de 13%, segundo balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2023. A receita específica com serviço Oi Fibra bateu R$ 1,1 bilhão no período.

A fibra representa 83% dos acessos de internet fixa da nova Oi. Os 17% restantes são referentes a cabo metálico, uma tecnologia mais antiga, que está caindo em desuso. Com este resultado, os acessos da Oi representam 10,9% do mercado de banda larga fixa.

Trata-se de um negócio sólido e em expansão.

Oi pede que os clientes de internet e telefonia fixa continuem com a companhia (Imagem: Ísis Kawakami/Arquivo Pessoal)
Oi pede que os clientes de internet e telefonia fixa continuem com a companhia (Imagem: Ísis Kawakami/Arquivo Pessoal)

Nós buscamos a Oi para entender as fake news que circulam por aí. A empresa declara ao Tecnoblog que os clientes são sua “maior prioridade” e que os serviços não serão interrompidos.

“A companhia esclarece que mantém suas atividades comerciais, operacionais e administrativas, além das vendas de serviços e produtos em todos os seus canais de distribuição e atendimento”, diz a empresa. “As atividades de instalação, manutenção e reparo também continuam sendo desempenhadas dentro da normalidade.”

Oi denuncia fake news de rivais e pede que clientes fiquem na empresa