O Google testará uma nova estratégia para convencer os usuários de Andoid a atualizar seus smartphones. Já na atual versão do seu sistema operacional mobile, a big tech colocará uma “mensagem de convencimento” para que os usuários aceitem o update. A medida visa combate o baixo número de adesão às atualizações mais recentes do SO.

Android 13
Android 13 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google desenvolveu a ferramenta batizada de “Convite de Atualização do Android” (tradução livre de “Android Upgrade Invite). Com este recurso, será possível escrever uma mensagem (um “flertezinho de balada”) para os usuários baixarem o último upgrade — mostrando até um fluxo das novidades.

O Google também espera que as fabricantes parceiras adotem o recurso, melhorando os números de distribuição das versões mais recentes do sistema operacional.

Para a maioria dos usuários, atualizações não significam nada

Barney Stinson, personagem de How I Met Your Mother, dizia que “novo é sempre melhor”. Você pode ou não acreditar nesse “ditado”. Todavia, a maioria dos usuários não entende se é necessário ou não atualizar o celular — e claro, algumas grandes atualizações nem compensam. Afinal, se o celular está funcionando para fotos, apps o que mais o usuário quer, está ótimo.

Android Invite Update será lançado o mais breve possível, não sendo uma exclusividade do futuro Android 14 (Imagem: Reprodução/Twitter)
Android Invite Update será lançado o mais breve possível, não sendo uma exclusividade do futuro Android 14 (Imagem: Reprodução/Twitter)

Esse é um dos motivos que deixa o Google “descontente” com a taxa de downloads da versão mais recente do Android. Com o Android Upgrade Invite, a big tech espera que as mensagens mais amigáveis e convençam os usuários a baixar a atualização do SO. E para isso precisa convencer também as fabricantes parceiras

A demora das fabricantes de celulares Android em lançar as suas versões também é um “incômodo”. O Google é a primeira empresa a lançar a versão mais recente do sistema operacional. As parceiras Android possuem calendário próprio para suas atualizações — e as vezes isso demora mais do que o Google gostaria.

Por exemplo, nesta semana, a Motorola enviou o Android 13 (lançado em agosto de 2022) para o Edge 30 Ultra, seu flagship que chegou no mercado em setembro de 2022 — 10 meses para receber o update. Logo, o Google terá também a tarefa de convencer as fabricantes a acelerarem as entregas das suas versões do Android — aqui o papinho não pode ser mais ou menos: tem que ser bom.

Com informações: 9to5Google

Com conversinha, Google quer te convencer a instalar as atualizações do Android