O Android 4.4 KitKat foi lançado em outubro de 2013. Segundo o Google, menos de 1% dos dispositivos usados atualmente estão com esta versão do Android instalada.
Ela deixou de ser atualizado faz tempo: o Google liberou seu último update em julho de 2014, meses antes de o Android 5.0 Lollipop chegar.
Mesmo as atualizações de segurança pararam de ser distribuídas para essa versão há muitos anos: a última que se tem notícia é de 2017.
O fim do suporte do Google Play Services ao Android 4.4 KitKat pode ser considerado o último prego no caixão dessa versão do sistema operacional. O Play Services é um software que funciona como infraestrutura para serviços do Google e do aparelho.
Graças a ele, os apps baixados da Play Store conseguem usar APIs para agilizar tarefas, como notificações push, acesso à localização do dispositivo, gerenciamento de processos em segundo plano, sincronização de contatos e muito mais.
Sem esse suporte, a tendência é que o Android 4.4 KitKat perca também a compatibilidade com os aplicativos que ainda oferecem suporte a ele.
Último fim de suporte foi em 2021
Em um comunicado publicado em seu blog para desenvolvedores, o Google diz que os níveis 19 e 20 da API do Google Play Services serão descontinuados em agosto de 2023.
A versão 19 é a do Android 4.4 KitKat, e a versão 20, dos primeiros wearables compatíveis com o sistema do Google.
A última medida do tipo tinha sido tomada há dois anos, em julho de 2021, quando o Google encerrou o suporte das versões Jelly Bean 4.1, 4.2 e 4.3 do Android. Elas usavam os níveis 16, 17 e 18 das APIs do Google Play Services.
Com informações: XDA-Developers, 9to5Google, Android Developers Blog
Google encerra suporte do Play Services ao Android 4.4 KitKat
You must be logged in to post a comment.