Segundo o informante Kopite7kimi, a NVIDIA teria cancelado o lançamento da GeForce RTX 4090 Ti. Além disso, a companhia agora estaria concentrando seus esforços no próximo produto topo de linha para a geração RTX 5000.

  • Review Asus ROG Phone 7 Ultimate | O rei dos celulares gamer
  • RTX 4060 Ti de 16 GB é pior que modelo de 8 GB em testes

O leaker tem muito credibilidade na indústria do hardware, mas ainda é preciso levar todas as informações a seguir como rumor. No Twitter, Kopite sugeriu que a RTX 4090 Ti não deve estar mais nos planos da NVIDIA, porém novas versões das GeForce RTX 4060 e GeForce RTX 4070 poderiam ser lançadas em breve.

Não há nenhum indicativo das razões para a empresa interromper o desenvolvimento do projeto, visto que o próprio leaker já havia vazado algumas especificações em janeiro, como 18.176 núcleos CUDA, 24 GB de VRAM GDDR6X e TBP (Total Board Power) de 600W. No entanto, é sempre bom lembrar que planos para protótipos desse porte mudam regularmente, logo o time verde pode ter encontrado algum obstáculo na fabricação ou entendido que a recepção do público não seria adequada.

Por outro lado, a chegada de novos modelos das RTX 4060 e 4070 pode ser mais um planejamento do que um lançamento concreto. O vazamento sugere que versões menos potentes dos chips AD103 e AD106 seriam utilizados, mas tudo parece muito confuso neste momento.

A NVIDIA pode trabalhar em uma RTX 4060 Super, modelo intermediário entre o padrão e o Ti, enquanto a RTX 4070 poderia ganhar uma versão com diferenças na quantidade de memória. Com as recentes polêmicas da marca no segmento intermediário, a companhia deve traçar uma estratégia para melhorar o quadro de vendas da série RTX 4000.

RTX 5000 pode ter interface de 512-bit

Kopite7kimi foi além e revelou outra informação inusitada nesta quinta-feira (27). Através de múltiplas fontes, o informante tomou conhecimento de que a próxima GPU topo de linha das futuras GeForce RTX 5000 deve ter interface de memória de 512-bit.

A implementação máxima que a companhia já utilizou é restrita aos 384-bit da RTX 4090, capaz de fornecer uma largura de banda de cerca de 1 TB/s com 24 GB de VRAM GDDR6X. Outra modelo robusto com esse barramento é a RTX 6000, que conta com até 48 GB de VRAM e é voltada para workstations.

Assim, placas com 384-bit são limitadas a até 24 ou 48 GB de memória de vídeo. Por outro lado, a interface de 512-bit permite integrar 32 GB ou até 64 GB em certas ocasiões — como deve acontecer em placas para estações de trabalho no futuro.

Recentemente, a Samsung anunciou que concluiu o desenvolvimento dos chips de memória GDDR7. Essas unidades têm interface de 384-bit, mas podem entregar uma largura de banda bem superior do que o GDDR6, chegando a 1,5 TB/s. É esperado que as próximas placas da AMD já utilizem essa tecnologia em 2024.

RTX 6000 da NVIDIA tem uma largura de banda um pouco abaixo dos 1 TB/s, mas é um dos melhores modelos disponíveis para uso profissional (Imagem: Divulgação/NVIDIA)

No lado da NVIDIA, a empresa pode utilizar as novas memórias GDDR7 da Micron, reveladas durante uma reunião de investidores. Mesmo assim, esses modelos também têm o barramento de 384-bit, abrindo muita margem para especulações sobre como a companhia vai inserir a interface de 512-bit na futura GPU.

A geração RTX 5000, descrita como “Ada-Next” pelo leaker, deve chegar ao mercado somente em 2025. Dessa forma, certamente muita coisa ainda vai mudar no desenvolvimento desses projetos.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • O que são prebióticos? Conheça 10 alimentos que melhoram o intestino
  • Nubank passa a exibir todos os limites de crédito em uma tela única
  • Cemitério de carros elétricos na China viraliza e levanta questionamentos
  • WhatsApp lança nova ferramenta para gravação de vídeos curtos
  • iPhone 15 Pro: novo botão Silenciar poderá abrir câmera, ativar lanterna e mais
  • WhatsApp Beta ganha mais um ajuste visual para se adequar ao Material Design 3