TIM – Resultados financeiros do 2º trimestre de 2023
Confira abaixo os principais indicadores da TIM Brasil para o 2º trimestre de 2023 e o comparativo com o mesmo período do ano anterior:
Indicador | 2T 2023 | 2T 2022 | Diferença |
---|---|---|---|
Receita líquida normalizada | R$ 5,86 bilhões | R$ 5,37 bilhões | +9,2% |
Lucro líquido normalizado | R$ 638 milhões | R$ 313 milhões | +104% |
Custo normalizado de operação | R$ 2,95 bilhões | R$ 2,88 bilhões | +2,3% |
Capex (investimentos) | R$ 926 milhões | R$ 1,05 bilhão | -11,8% |
Total de linhas móveis (clientes) | 61,22 milhões | 68,69 milhões | -10,9% |
TIM aumenta receita móvel mesmo com perda de clientes
O segmento de telefonia celular é o mais importante nas finanças da TIM, e gerou receita líquida de R$ 5,37 bilhões para a operadora, alta de 9,7% no comparativo com o ano anterior. O bom resultado foi possível graças ao aumento da receita do pré-pago em 11,8% e do pós-pago em 10,5%.
Das consequências para o aumento de receita, a TIM explica que houve crescimento nas recargas do pré-pago, reclassificação de clientes da Oi Móvel, reajustes de preços aplicados para a base pós-paga e upgrade para planos de maior valor.
Ao todo, a TIM tem 61,22 milhões de clientes móveis, dos quais 34,6 milhões utilizam plano pré-pago e 26,5% se enquadram no segmento pós-pago. Ambas as categorias tiveram redução no número de linhas, gerando queda de 10,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quando se trata de cobertura, a TIM encerrou o segundo trimestre com sinal 4G em 5.468 cidades, enquanto o 5G está disponível em 68 municípios. A operadora prometeu cobrir com LTE todas as cidades brasileiras até o final de 2023.
TIM Ultrafibra focará no crescimento em cidades que já atua
Os serviços fixos da TIM ainda são tímido no balanço e foram responsáveis por R$ 323 milhões de receita, o que representa alta de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operadora possui 761 mil clientes da banda larga TIM Ultrafibra, salto de 8,8%.
Em entrevista coletiva, o CEO da TIM Brasil, Alberto Grisseli, afirmou que a operadora está satisfeita com a cobertura que tem hoje e pretende consolidar as operações nas cidades onde está presente. O foco é crescer nesses locais em vez de entrar em novos municípios.
Com o modelo de negócios asset light, a banda larga TIM Ultrafibra depende de duas redes neutras: I-Systems — que a operadora também é sócia — e V.tal, empresa derivada da Oi Fibra.
O serviço TIM Ultrafibra está presente em 83 cidades, das quais 82 dispõem de tecnologia FTTH, quando a fibra óptica pura chega dentro da casa do cliente. A operadora possui disponibilidade do serviço para 9,1 milhões de domicílios (home passed), dos quais 8,01 milhões estão sob arquitetura FTTH.
Lucro da TIM aumenta 104% e operadora quer expandir fibra em cidades que já atua
You must be logged in to post a comment.