A queda de energia afeta os serviços de telefonia. As redes da Claro, da TIM e da Vivo estão fora do ar em parte do Brasil, de acordo com relatos publicados nas redes sociais e na plataforma DownDetector. Até o presente momento, o Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou que uma ocorrência interrompeu a carga em estados do Norte e do Nordeste. Ela também afetou a região Sudeste.

Print do DownDetector
Consumidores recorram ao DownDetector para reclamar da telefonia (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Por óbvio, a infraestrutura das operadoras depende de energia elétrica para funcionar. Nem todas as localidades contam com geradores, nobreaks e outros equipamentos que permitem rapidamente retomar o serviço, mesmo quando a eletricidade já está restabelecida.

Uma fonte no setor me explicou que, a partir do retorno da luz nas regiões, será necessário um trabalho das equipes técnicas para checar se todos os componentes das respectivas redes estão funcionando normalmente.

Os consumidores rapidamente foram à plataforma DownDetector, de monitoramento de serviços digitais, para relatar o problema com as empresas. Os usuários também se queixaram do WhatsApp e do Banco do Brasil, provavelmente porque não perceberam que uma pane de maior proporção.

O Tecnoblog tenta contato com as companhias.

De acordo com o portal G1, o apagão afeta ao menos 19 estados. O ONS informou que iniciou o processo de religamento da eletricidade.

Queda de energia deixa Claro, TIM e Vivo fora do ar