Na semana passada, a Cruise e a Waymo, duas empresas de transporte por aplicativo que utilizam carros autônomos, foram autorizadas a operar sem restrições de horário na cidade californiana. Na decisão, que conta com oposição de moradores de São Francisco, uma das contrapartidas para que as companhias realizam corridas a qualquer momento e novos lugares é diminuir incidentes com os carros.
Possível causa é que robô ainda é “burro” para ver concreto fresco
Até o momento, a Cruise não divulgou a possível causa do incidente. Porém, é especulado que o motivo é incapacidade do robotáxi em identificar o que é estrada e o que é concreto fresco — mesmo que o local estivesse com marcações de cones e funcionários usando coletes refletivos.
Se de noite todos os gatos são pardos, para um carro autônomo todo “cinza” é asfalto e ponto final. Por isso, o carro pode ter visto a área da pista e identificou que estava seguro seguir. Pela imagem abaixo, podemos ver que há um desnível na faixa em que o robotáxi da Cruise atolou. Um ser humano entenderia que há algum problema ali e, mesmo que não identificasse o concreto fresco, poderia notar os funcionários da obra ao redor.
O que também falta entender é se não havia um cone no início da faixa. Em obras que acontecem em apenas uma pista de uma via, é comum que se alinhem os cones formando uma diagonal com a calçada. Isso causa um “encurtamento” da faixa e indica ao motorista que ele terá que trocar para seguir.
Cidadãos usam incidente para reforçar suas críticas ao robotáxi
Mesmo que a Comissão de Utilidade Pública da Califórnia (CPUC, sigla em inglês) tenha aprovado a ampliação do funcionamento dos robotáxis, isso não significa que a população fosse a favor disso. Uma parte dos cidadãos de São Francisco é contra os carros autônomos na cidade — e não por serem “anti-tech”.
No dia seguinte à decisão da CPUC, os carros da Cruise causaram filas na saída de um festival de música em São Francisco. De acordo com a empresa, subsidiária da GM e que usa os Bolts EVs, o motivo do incidente foi um problema de conectividade devido ao grande número de pessoas na região do festival.
Nas redes sociais, seja no Xwitter ou no TikTok, há vários vídeos de carros da Cruise confusos com a situação do trânsito — e moradores da cidade relembrando que quem votou por isso foi a CPUC, não eles.
Com informações: The Register e SFGate
Táxi autônomo da Cruise fica atolado em concreto fresco
You must be logged in to post a comment.