Uma das exigências da DSA é que as redes sociais permitam que os usuários escolham não receber conteúdo personalizado. No início deste mês, o TikTok liberou a função de desativar o algoritmo de recomendação. A novidade também é exclusiva para os 27 países integrantes da União Europeia.
Instagram libera feed cronológico no Reels e Stories
Usuários do Instagram nos países membros da UE já podem ativar o feed cronológico no Reels e Stories, segundo a Meta em seu site oficial. Indiretamente, usar esse feed cronológico “desativa” o algoritmo de recomendação da plataforma.
Assim, os usuários verão no Reels apenas o que as contas que eles seguem publicaram e na ordem cronológica inversa — do mais recente para o mais antigo. Na parte do Stories, nunca houve a exibição de conteúdo recomendado de contas não seguidas.
Todavia, como a própria Meta explicou semanas atrás, o Stories usa diversos fatores para determinar a ordem dos stories que aparecem para os usuários — por exemplo, histórico de interações e até as chances de você conhecer seus “Seguidos” pessoalmente. Agora, os europeus poderão ver apenas os stories mais recentes.
Novidades no sistema de busca do Instagram
A Meta informou ainda que os resultados das buscas na plataforma foram “aprimorados” para os usuários dos países da UE. Vamos contextualizar: ao buscarmos no Instagram, a plataforma apresenta não só os resultados baseados na palavra-chave, mas também com o que já buscamos e interagimos na rede social.
Com a atualização, o Instagram baseará a busca somente nas palavras-chaves digitadas pelo usuário.
Mais plataformas necessitam se adequar à DSA
Meta e TikTok (listando em ordem cronológica reversa) já anunciaram as suas atualizações para seguir as normas da União Europeia. A DSA divide as plataformas digitais com base em seus tamanhos e alcance.
No “nível” “Plataformas Online Muito Grandes” (tradução direta), ou VLOPs na sigla em inglês, estão YouTube, Amazon, Wikipedia, Facebook, App Store, Snapchat, Twitter e outras. Todas elas terão que ser mais transparentes sobre os seus algoritmos e fornecer opções para os usuários visualizarem conteúdos sem recomendação das plataformas.
No caso do “Xwitter”, a rede social já possui um feed cronológico. Todavia, Elon Musk e Linda Yaccarino, CEO da plataforma, terão que publicar mais informações sobre o algoritmo da rede social.
Instagram cria feed cronológico de Reels e Stories — na Europa
You must be logged in to post a comment.