Diversos funcionários da 123 Milhas foram demitidos na manhã desta segunda-feira (28), em mais um capítulo da crise que a empresa de viagens enfrenta há cerca de 10 dias. Os profissionais recorreram ao LinkedIn para relatar que foram pegos “de surpresa” com a decisão da companhia, que fica baseada em Belo Horizonte (MG).

Celular na mão exibindo site da 123 Milhas
123 Milhas cancelou passagens promocionais em agosto (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Uma profissional da área de projetos relatou na rede social que a 123 Milhas optou por uma demissão geral. Em nota, a empresa confirmou que passa por uma reestruturação interna “para se adequar ao novo contexto dela no mercado”.

“Readequação”

Diz o comunicado: “Essa difícil decisão faz parte das medidas para mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas. A empresa está trabalhando para, progressivamente, estabilizar sua condição financeira.”

Não está claro qual será o tratamento dado pela 123 Milhas aos os funcionários demitidos, como programa de recolocação profissional e extensão do plano de saúde. O Tecnoblog tentou contato com a empresa, mas não obteve resposta sobre estes pontos.

Print de postagem que diz:

"Ei pessoal, bom dia! 
Hoje, nós funcionários da 123milhas fomos pegos de surpresa com o aviso de demissão geral. Infelizmente, eu sou uma dessas pessoas afetadas por esta decisão."
Funcionária relata demissão geral na 123 Milhas (Reprodução/Paloma Carvalho)

Polêmica dos vouchers

A 123 Milhas escancarou uma crise no segmento de passagens e viagens a preços promocionais, nas quais o consumidor não sabe exatamente quando irá viajar. A empresa suspendeu a comercialização da tarifa “promo” e cancelou todos os trajetos cujos bilhetes aéreos ainda não tinham sido emitidos.

Os clientes estão revoltados com a irresponsabilidade da empresa e com a oferta de vouchers na mecânica do reembolso. Conforme noticiamos, o Procon-SP é apenas um de diversos órgão de defesa do consumidor que questionam a prática.

Existe consenso entre especialistas de que os consumidores afetados pela crise da 123 Milhas devem ter a opção de receber os valores em dinheiro, e não apenas em vouchers da própria plataforma.

Crise na 123 Milhas: empresa de viagens faz demissão em massa