Pouco depois do lançamento da linha Galaxy S23, usuários dos modelos da série foram às redes reclamar de quanto espaço o “sistema” dos smartphones tomavam. O armazenamento ocupado nessa área variava entre 54 GB e 58 GB. No entanto, era tudo uma variação na forma de calcular os bytes da memória.
Resumindo que foi explicado por Paulo Higa no TB Responde sobre a diferença de bits e bytes, a quantidade de armazenamento divulgada pelas empresas usa a forma decimal — 512 GB são 512 GB. Mas alguns sistemas calculam o espaço pelo padrão binário. No caso da Samsung, os 512 GB de um Galaxy S23 Ultra (exemplo) vira 476 GB.
O problema da Samsung (ou melhor, a reclamação dos clientes) é a forma que ela usa atualmente para resolver essa diferença. A sul-coreana escolher inflar os números do espaço usado pelo sistema. Assim, ao fazer a soma, o usuário verá que o armazenamento do aparelho realmente é 512 GB.
One UI 6 será mais fiel ao mostrar a quantidade usada pelo sistema
No beta da One UI 6, o cálculo de armazenamento estará mais fiel ao mostrar o quanto de espaço o sistema usa — o que evitará críticas de “nossa, como a One UI 6 ocupa espaço”. Para a próxima versão da sua interface, os GB de “mentirinha” serão listados como “outros arquivos” na seção de gerenciar armazenamento.
Essa nova forma de mostrar o espaço usado pelo sistema também evitará outro problema: o dos clientes acharem que o smartphone está cheio de bloatware ou que a Samsung está bloqueando uma parte do armazenamento.
A novidade também mostrará com mais clareza quanto de espaço a One UI 6 ocupa no smartphone. De acordo com o print divulgado por Max Weinbach, do 9to5Google, o sistema operacional ocupará 16,5 GB — muito bom, Samsung.
Com informações: 9to5Google e Android Police
One UI 6 vai aprender a contar melhor a memória ocupada
You must be logged in to post a comment.