O iPhone 15 será revelado ao mundo num evento especial marcado para 12 de setembro. A Apple oficializou a data num convite que começou a ser enviado na tarde de hoje a analistas, jornalistas e influenciadores, entre outras categorias profissionais. A expectativa é de que a fabricante apresente quatro novos modelos de celular.

Ilustração com celular e faixas cinzas ao redor
Próxima geração do iPhone deve ganhar corpo de titânio (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O evento do iPhone tradicionalmente ocorre em setembro. Os convidados poderão conhecer as novidades diretamente do Apple Park, a sede da companhia em Cupertino, nos Estados Unidos. O discurso de abertura costuma ser feito pelo CEO Tim Cook.

Ainda não se sabe o formato do evento. A empresa tem optado por realizar um encontro presencial, no qual as pessoas assistem a um vídeo gravado previamente. Alguns fãs da marca pedem o retorno dos eventos em formato de keynote, no qual os executivos sobem ao palco para falar sobre ficha técnica, preço e outros pormenores dos produtos.

Eu particularmente acredito que este apelo não será atendido. O mais provável é que a companhia continue a exibir filmes prontos.

Tim Cook durante a WWDC22 no Apple Park
Tim Cook durante a WWDC22 no Apple Park (Imagem: Divulgação/Apple)

O que esperar do iPhone 15?

A linha do iPhone 15 deve repetir a mesma estrutura vira em 2022. Seriam quatro smartphones: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Todos devem oferecer o notch em formato de pílula que a Apple chamou comercialmente de Dynamic Island. Hoje em dia, somente os produtos da vertente Pro/Pro Max contam com a tecnologia.

Provavelmente a empresa irá anunciar o novo processador A17 Bionic. Ele deve figurar nos smartphones mais caros, enquanto o atual A16 Bionic ficaria para as versões mais básicas.

O iPhone 14 Pro é caro, mas kits de câmeras podem custar bem mais (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Lançamento de 2022, o iPhone 14 Pro tem chip A16 Bionic (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Titânio?

Fala-se muito sobre a adoção do titânio na moldura do iPhone 14 Pro e do iPhone 14 Pro Max. Trata-se um material mais sofisticado, leve e durável do que o aço escovado.

Diante do novo material, não estranhe se os preços ficarem mais caros. O titânio custa mais do que os outros metais utilizados nos smartphones da Apple.

O fim do Lightning

Também é altamente provável que a empresa da maçã anuncie sua primeira linha de smartphones com porta USB-C para recarga. Será o fim do cabo Lighting depois de mais de uma década. Pudera: a União Europeia deu um prazo para que todos os carregadores e telefones utilizem uma espécie de padrão universal.

A velocidade de recarga deve chegar a 35W.

iPhone 15: Apple marca evento de lançamento em 12 de setembro