A finlandesa HMD Global produz celulares sob o nome Nokia desde 2016, data da sua fundação. A empresa não integra a Nokia Corporation, criadora da marca e fora do mercado de smartphones desde 2014 — vamos chamar livremente de Nokia Original.
No entanto, a HMD Global possui uma parceria com a Nokia Original para receber tecnologia para componentes de conexão celular. A fabricante de smartphones ainda paga royalties pelo uso das patentes da “Nokia OG”.
HMD Global fala de novos parceiros sem explicar muito.
O CEO da HMD Global disse em sua publicação no LinkedIn que a empresa terá “novos parceiros” colaborando no futuro da empresa. Baril não chega a explicar muito mais sobre essa colaboração.
Porém, a HMD Global usa as fábricas da Foxconn para produzir seus smartphones da marca Nokia. Como Terry Gou, fundador da Foxconn, é sócio majoritário da HMD Global, não há dúvidas que os novos celulares usarão as foundries da taiwanesa.
Baril cita que a HMD Global é uma das maiores fabricantes de smartphone da Europa. Uma possibilidade de colaboração é que empresa pode licenciar outras marcas, talvez até produzindo celulares de fabricantes chinesas — aqui é uma breve análise de como algumas companhias operam.
A HMD Global utiliza processadores da MediaTek, Qualcomm e Unisoc em seus smartphones Nokia. Os modelos são focados no mercado de entrada e intermediário. No LinkedIn, o CEO da HMD Global não detalha se a nova marca de celulares será voltada para esses mesmos segmentos ou atenderá aos topos de linha.
Fabricante de celulares da Nokia criará nova marca de smartphones
You must be logged in to post a comment.