O notebook foi o primeiro produto Surface apresentado desde a saída de Panos Panay, diretor da divisão. A segunda geração da linha Laptop Studio tem um objetivo claro: corrigir o desempenho do seu antecessor. O primeiro notebook da série decepcionou na relação entre preço e performance.
Hoje, a Microsoft até botou o Surface Laptop Studio 2 do lado de um MacBook Pro com M2 Max para provar a evolução de desempenho — talvez por isso o evento não foi transmitido ao vivo… Vai que o teste com o Blender saísse errado.
Microsoft Surface Laptop Studio 2 quer sobrar em desempenho
O Surface Laptop Studio 2 é equipado com o processador Intel i7-13700H (13ª geração) — aqui o cliente não tem escolha, mas é um baita chip. Para as GPUs, o notebook pode ser equipado com a GeForce RTX 4050, GeForce RTX 4060 ou RTX 2000 (linha das placas para workstation).
Para a memória RAM, a Microsoft oferece três configurações 16 GB, 32 GB ou 64 GB. O armazenamento também tem três opções: 512 GB, 1 TB ou 2 TB — todos usando SSD removível.
A Microsoft botou o Surface Laptop Studio 2 em um teste “cara a cara” contra um MacBook Pro equipado com o chip M2 Max, feito pela própria Apple. Os dois notebooks tiveram que renderizar uma imagem no Blender. No teste, o Studio 2 levou 37,4 segundos para terminar a tarefa, enquanto o rival levou 1 minuto e 12 segundos.
A ideia de botar os dois produtos no palco para testar é bem mais divertida que mostrar só uma tabela. No entanto, precisa de mais transparência — isso só as futuras análises vão mostrar.
No design, o Surface Laptop Studio 2 não muda nada da geração passada. A tela continua medindo 14,4 polegadas. E o usuário pode optar por usar o notebook com a tela curvada sobre o teclado, utilizando apenas o touchscreen e touchpad, como tablet ou do jeito “tradicional”.
Com informações: The Verge
Surface Laptop Studio 2 da Microsoft traz RTX 4060 e Intel de 13ª geração
You must be logged in to post a comment.