O chamado Filtro Pixar ficou muito popular nas últimas duas semanas aqui no Brasil. De acordo com a medição do Google, as buscas pelas artes que copiam o estilo da Pixar dobrou nesse período. Apesar de se popularizar como se fosse um filtro, na realidade a imagem é criada por ferramentas de inteligência artificial generativa — como o Dall-E e o Bing Image Creator.
Logo, a arte no estilo Pixar nada mais é do que uma imagem com comandos bem detalhados. Se você já usou alguma das plataformas que geram artes, sabe como a criação pode ser um pouquinho trabalhosa. Afinal, ela precisa interpretar e entender o que você quer com as ordens.
Como fazer imagens no estilo Pixar
Para criar essas imagens, você pode usar o gerador de imagens Bing Create ou o Dall-E (que exige a compra de créditos). Vamos ensinar pelo Bing Image Creator, que é o meio mais fácil. Caso você não tenha uma conta da Microsoft, será necessário criar para usar a inteligência artificial — aquele seu @hotmail de 2001 vale.
Ao abrir o site do gerador de imagens, você digitará na barra de texto localizada na parte superior da tela os comandos desejados, incluindo o prompt de que a arte será no estilo das animações da Pixar. Feito o comando, clique no chamativo botão rosa “Criar”.
Por exemplo, a arte abaixo foi gerada usando os termos “Felipe Freitas, repórter Tecnoblog”, “cartaz estilo filme da Pixar” e “arte animação Pixar”, especificando ainda que seria em um cenário de redação de jornalismo e que Tecnoblog seria escrito com a fonte da Disney.
Na teoria, você consegue criar imagens nesse formato pelo Bing Chat, a IA generativa/buscadora da Microsoft. Todavia, nossos testes só deram certo quando foi feito o upload de alguma das produções do Bing Image Creator.
Tentei fazer uma versão Pixar do Omar Little, da série The Wire, subindo uma imagem do personagem. Os resultados saíram com o rosto borrado, o que pode ser resultado da proteção de privacidade da Microsoft. Se você pedir para gerar uma imagem apenas com comandos, o Bing Chat te atenderá sem restrições.
Tem risco para os meus dados?
Como você não pode subir uma imagem sua para o Bing Image Creator, a IA não registrará seu rosto. No entanto, o seu histórico de busca fica salvo (dá para apagar pode excluir no seu perfil).
Não custa lembrar que enquanto você ganha uma arte para usar nas redes sociais, a Microsoft e a OpenAI ganham treinamento gratuito para a inteligência artificial.
Filtro Pixar: busca pelo tema dispara no Brasil; veja como fazer
You must be logged in to post a comment.