O Google está preparando uma atualização para levar o Bard, a sua inteligência artificial generativa, para o Chrome. Em breve, o navegador receberá o recurso Organizar Abas, que usará a tecnologia da IA para melhorar o agrupamento de abas do usuário. O uso do Bard na ferramenta não era especulado quando os testes começaram, mas agora o beta mostra uma animação idêntica aos resultados de inteligência artificial na busca.
O Chrome é, até o momento, um dos poucos serviços da Alphabet que não contam com integração com IA generativa — não contando as extensões de busca com o Bard. O Google já levou a sua IA para o Drive, Gmail, Maps e até YouTube. Os primeiros relatos do uso de inteligência artificial no Chrome apareceram em outubro, pela mesma fonte que agora mostrou o Organizar Abas usando a animação das buscas com IA. Com essa nova atualização, é especulado que o recurso chegue em breve no navegador.
Botão do recurso liberado, mas não funcionando
No vídeo publicado no Twitter/X, o especialista em Chrome Leopeva64 (seu nome de usuário na rede social) mostra que ao clicar em Organizar Abas, o recurso começa a carregar, mas não finaliza o processo, entregando uma mensagem de erro.
No entanto, antes de usar IA, o recurso em teste parecia organizar abas de acordo com os tipos dos sites. Por exemplo, em um dos primeiros prints feitos pelo leaker, o recurso juntava as abas do X/Twitter e Reddit, duas redes sociais.
Com o uso de uma inteligência artificial, isso não deve mudar muito. O que podemos esperar é que a IA pode melhorar o reconhecimento dos nichos dos sites e hábito de uso do usuário. Uma ideia interessante seria ordenar o grupo de abas com base no tempo de acesso em cada página.
Opera e Edge integram IA no navegador
Alguns dos principais rivais do Chrome, como o Edge e o Opera, já usam IA generativa integrada. O primeiro possui extensões do Bing Chat e do Gerador de Imagens — que podem ser adicionados na barra lateral.
Já o Opera lançou a Aria (usando a API do ChatGPT), que pode fazer buscas para o usuário ao selecionar uma frase, traduzir o trecho de um texto ou pedir o significado. Todavia, tanto Edge quanto Opera não possuem uma ferramenta de organização de abas.
Com informações: Android Police
Google Bard deve chegar em breve no Chrome com recurso de abas inteligentes
You must be logged in to post a comment.