A Apple estaria encerrando o desenvolvimento do seu próprio modem 5G. A informação vem de Landzuk, um leaker sul-coreano que afirma que ouviu isso de fontes da indústria. No entanto, é até difícil acreditar que a big tech jogará fora o projeto — e o leaker já cometeu alguns erros no passado.
A empresa da maçã chegou a investir US$ 1 bilhão de dólares no projeto comprando a divisão de modem da Intel. O negócio foi realizado em 2019, com a Apple adquirindo milhares de patentes e contratando em torno de 2.000 funcionários da fabricante de chips.
Em setembro, foi revelado que a Apple seguirá usando o modem 5G da Qualcomm em seus dispositivos até 2026. A renovação do contrato aumento em mais dois anos o prazo da estreia do sonho do modem próprio da Maçã. Em 2020, a Apple divulgou que seguiria com os produtos da Qualcomm até 2024.
Fim do desenvolvimento do modem foge dos planos
O primeiro motivo para duvidar dessa informação é que a Apple está cada vez mais autossuficiente. Em junho deste ano, a empresa completou a sua transição para desktops e laptops só com Apple Silicon, processadores fabricados por ela mesmo.
E bem, há anos que os iPhones usam chips exclusivos. A compra da divisão de modem da Intel foi um passo para essa maior autossuficiência. Os rumores afirmam (ou afirmavam?) que o iPhone SE de 4ª geração estrearia o modem 5G da Apple. Com o histórico de atrasos (o eterno “em dois anos chega”), pode ser que a big tech siga com problemas na produção.
Logo, dado a estratégia da Apple de produzir mais componentes por conta própria, fica difícil acreditar que a empresa encerrará de vez o projeto. O leaker Landzuk também tem um histórico misto de previsões: já errou e acertou — inclusive cravou o iPhone 15 Pro com armazenamento mínimo de 256 GB.
Contudo, não será maluquice (e nem um grande prejuízo) a Apple abandonar o projeto. Como explicou Emerson Alecrim na notícia da compra da divisão de modem, a Intel preferiu vender reclamando do preço (ela diz que investiu muito mais que US$ 1 bilhão) do que continuar com o projeto.
O motivo é que a Qualcomm, que fornece os modems para a Apple, é proprietária das principais patentes de chips para redes móveis. Pagando royalties absurdos e tendo que vender o produto pelo dobro do cobrado pela concorrente, a Intel preferiu passar o Marea a divisão de modem para a Apple. Se esta desistir do projeto, é porque viu a bomba.
Com informações: 9to5Mac e SamMobile
Modem 5G da Apple pode ter desenvolvimento encerrado
You must be logged in to post a comment.