Má notícia para usuários do Oi Play. Em meio à grande competição do setor, a plataforma de streaming e TV por internet da Oi deixará de existir a partir de 31 de dezembro de 2023. Os clientes estão sendo comunicados sobre o fim do serviço, mas a operação de TV por assinatura por fibra e DTH segue normalmente.
O Tecnoblog procurou a Oi para entender o encerramento do serviço. A operadora confirma o fim da plataforma e diz que tem tomado medidas para intensificar a eficiência operacional. Com isso, alguns produtos foram desativados, incluindo o Oi Play.
A Oi ainda afirma que segue a “tendência de mercado de desintermediação da distribuição de conteúdo”. Anteriormente, a TV por assinatura era a principal fonte para consumo de filmes e séries, mas diversas emissoras e produtoras criaram seus próprios serviços de streaming — é o caso da Warner (HBO Max), Disney (Disney+ e Star+), Globo (Globoplay) e Paramount (Paramount+), por exemplo.
As vendas do Oi Play já foram suspensas, e o site será mantido com informações referentes ao uso da plataforma até 31 de dezembro de 2023.
A Oi não concederá desconto aos assinantes de Oi TV com Oi Play incluído. “Para estes clientes ocorre a inexigibilidade da redução de valores em virtude do caráter gratuito do produto descontinuado”, diz a operadora. O serviço de TV por assinatura continuará existindo por meio dos decodificadores.
Questionada se terá alguma alternativa ao Oi Play, a Oi informou que “mantém a estratégia de parceria com marcas fortes de conteúdo como Globoplay, HBO Max e Paramount+”.
De acordo com a Oi, clientes do Oi Play serão comunicados sobre o fim do serviço através dos canais de atendimento, fatura, jornal e e-mail.
Oi Play lançou plano com canais ao vivo em 2022
O Oi Play existe desde 2016, inicialmente restrito para assinantes da Oi TV. Desde então, a operadora expandiu a venda para clientes de banda larga fixa com conteúdos sob demanda, e, a partir de julho de 2022, iniciou a comercialização avulsa com canais ao vivo, sem a necessidade de cliente da operadora.
Com o lançamento, a Oi passou a concorrer no segmento de IPTV legítimo com aplicativos como DirecTV Go (que mudou de nome duas vezes e passará a se chamar Sky+), Vivo Play, Claro TV+ e Zapping.
Os planos do Oi Play nunca foram muito atrativos, especialmente considerando que a grade de canais era menor que todos os concorrentes. Os preços também eram muito mais caros para quem não utilizava Oi Fibra.
Talvez seja por isso que não deu certo.
Oi decreta fim do Oi Play e desiste do mercado de TV paga via internet
You must be logged in to post a comment.