O WhatsApp lançou nesta quinta-feira (7) o recurso de mensagens de voz com visualização única. Agora, os usuários podem enviar áudios que serão excluídos após a execução pelo outro contato. A funcionalidade estava em testes nas versões betas do WhatsApp há alguns meses, mas seu desenvolvimento desde o início do ano.
Com essa nova ferramenta, o WhatsApp (e por tabela a Meta, dona do app), visa ampliar a privacidade e segurança dos usuários. O lançamento desse recurso fecha a trinca de mídias no app que contam a opção de visualização única. Áudios, fotos e vídeos podem ser enviados e excluídos automaticamente após serem abertas.
E sim, é meio estranho chamar a ferramenta de áudios/mensagens de voz de visualização única. Afinal, esse tipo de mensagem se escuta — será que deveria ser “audição única?”. Porém, visualização única é o termo usado oficialmente pelo WhatsApp, então seguiremos usando assim.
Áudios de visualização única chegam no WhatsApp
Os áudios de visualização única mantêm as funcionalidades e medidas de segurança já presentes nas fotos e vídeos do tipo. Por exemplo, as mensagens de voz “autodestrutíveis” não podem ser encaminhadas ou salvas — e nem favoritadas pelo usuário, mas também não faz sentido salvar uma mensagem inacessível.
Para saber se o áudio foi ouvido, o usuário precisa ter ativado a função de confirmação de leitura de mensagens — o clássico “dois risquinhos azuis”. A mensagem de voz é excluída após 14 dias, caso não seja aberta.
Assim como acontece nas fotos e vídeos, sempre que você quiser mandar um áudio de visualização única, é necessário ativar essa opção na hora de enviá-la.
Na semana passada, a Meta liberou o envio de fotos e vídeos de visualização única na versão do WhatsApp para desktop. Entretanto, essa nova função de áudios só está disponível para iOS e Android.
WhatsApp anuncia áudios de visualização única no aplicativo
You must be logged in to post a comment.