E quando o robô manda a gente cumprir as nossas tarefas? É o que o ChatGPT está fazendo, segundo críticas publicadas na internet. A ferramenta de IA estaria mais “preguiçosa” do que nunca, levando a desenvolvedora do sistema a prometer checar o que está rolando. A OpenAI disse que vai realizar uma investigação.
Os fóruns do Reddit estão repletos de queixas sobre o ChatGPT. Por exemplo, um usuário pedia um determinado código. O GPT-4 antigo gerava imediatamente a resposta, enquanto o (supostamente) novo GPT-4 dá instruções para que a pessoa escreva seu próprio código.
Seria necessário, portanto, um passo adicional de instruir o ChatGPT a concluir a própria resposta. Os programadores e profissionais de TI parecem estar particularmente revoltados com essa mudança no motor de inteligência artificial.
Dicas de usuários
Os adeptos do Reddit trazem uma série de teorias para o ChatGPT preguiçoso dos tempos atuais. Há quem diga que a OpenAI está tentando economizar uns trocados com processamento computacional, levando o sistema a produzir respostas mais curtas.
Também há quem levante a hipótese de o GPT-4 evitar respostas antiéticas. Seria possível contornar a situação ao fornecer comandos mais específicos, de modo que o sistema não tente apresentar informações num formato demasiadamente simples.
Um usuário espertamente elaborou o seguinte comando personalizado: “Por favor, forneça respostas diretas seguidas de uma breve explicação. Elabore somente quando especificamente solicitado.” Fica a dica para os nossos leitores que também estão no ChatGPT.
OpenAI promete investigação
A OpenAI declarou numa rede social que não atualiza o modelo do GPT-4 desde 11 de novembro. Também afirmou que o funcionamento diferente “certamente não é intencional”. Diz a empresa que o comportamento da IA pode ser imprevisível e que está trabalhando para corrigi-lo.
Com informações: The Independente e Reddit
ChatGPT está preguiçoso? OpenAI decide se mexer após críticas na web
You must be logged in to post a comment.