Aplicativo da Twitch (Imagem: Caspar Camille Rubin/Unsplash)
Twitch divulga nova política para conteúdo sexual que promete melhorar compreensão sobre o que pode e o que não pode (Imagem: Caspar Camille Rubin/Unsplash)

A Twitch publicou na quarta-feira (13) uma mudança na política sobre nudez e conteúdo sexual exibido na plataforma. As alterações ficam mais liberais com alguns conteúdos proibidos anteriormente. Agora, ilustrações retratando seios, bundas e órgãos genitais podem ser exibidas na Twitch — mas as permissões para os corpos reais não ficaram tão abertas.

Nudez completa segue proibida nas transmissões, porém a Twitch liberou conteúdos que destaquem deliberadamente nádegas ou região pélvica, ainda que cobertas, como o caso de streamers usando roupas que deixam partes do corpo mais visíveis, e até strip. Nesses casos, os criadores devem continuar marcando o conteúdo com o rótulo “Temas Sexuais” — e a exposição de partes abaixo do seio, underboobs, segue proibida.

Mudanças na política de conteúdo sexual da Twitch

Restrições para conteúdo na Twitch ficaram mais suaves, mas uso do rótulo é obrigatório (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Restrições para conteúdo na Twitch ficaram mais suaves, mas uso do rótulo é obrigatório (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A Twitch explica em seu site que as mudanças nas políticas de conteúdo sexual atendem o feedback de streamers, que consideram as regras antigas confusas. Por causa desse problema, os criadores poderiam sofrer suspensões e banimentos acreditando produzir um conteúdo permitido.

Outro ponto destacado pela Twitch é que as velhas diretrizes eram mais punitivas com as streamers femininas. Para esse caso, a plataforma permitiu a escrita/arte corporal em seios e nádegas com apresentação feminina. Claro, isso não significa que os polêmicos mamilos estão liberados — só se for uma ilustração.

Por falar em ilustração, a Twitch explica que o motivo para permitir a nudez em ilustrações está ligada a comunidade artística da plataforma. Lembrando: tudo precisa estar rotulado como “Temas sexuais”. Sem o rótulo, o streamer estará sujeito a bloqueios temporários da sua transmissão.

Em seu comunicado, a Twitch informa também que conteúdos com o rótulo “Temas sexuais” não serão mais recomendados na página inicial. As sugestões na barra lateral seguirá, já que não há uma prévia do vídeo nesse campo.

Apesar das mudanças realmente simplificarem as políticas e até deixar alguns pontos mais compreensível, criadores de conteúdo do ramo adulto devem ler com atenção essas mudanças. A Twitch tem uma longa lista explicando o que pode e o que não pode no rótulo de temas sexuais.

Com informações: TechCrunch

Twitch “suaviza” política de nudez e conteúdo sexual