A Samsung se prepara para voltar ao mercado de óculos de realidade virtual em 2024. Fontes da indústria indicam que a coreana planeja lançar o headset Galaxy Glass no primeiro semestre do próximo ano. O acessório poderá ser um rival do aguardado Apple Vision Pro.
O novo dispositivo terá foco em realidade mista (XR): tecnologia que mistura realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Então, o usuário terá experiências imersivas que combinam o cenário do mundo real com elementos gráficos gerados pelo gadget.
O desenvolvimento acelerado do Galaxy Glass
Em fevereiro deste ano, TM Roh, presidente da divisão Mobile da Samsung, confirmou o desenvolvimento dos óculos de realidade mista em parceria com o Google e a Qualcomm. Originalmente, o Galaxy Glass estava previsto para estrear no primeiro semestre de 2024.
Entretanto, após a revelação do Vision Pro em junho, a coreana notou que o seu headset não estava pronto para enfrentar o rival da Apple. Então, a reformulação do projeto, incluindo melhorias no design e nas especificações, atrasou o plano original.
De acordo com as informações, a mídia coreana chegou a noticiar que o Galaxy Glass poderia ter uma estreia limitada apenas no fim de 2024. Contudo, a Samsung acelerou o desenvolvimento dos óculos e, agora, a janela de lançamento voltou para o primeiro semestre de 2024.
Embora não existam maiores detalhes sobre o gadget, a big tech registrou as marcas e logotipos “Flex Magix” e “Flex Magix Pixel” no Escritório de Marcas e Patentes da Europa. Os documentos revelam que os termos estão associados a produtos como óculos 3D, headset VR e “monitores de vídeo montados na cabeça”.
Um novo mercado, uma nova disputa
Analistas apontam que o setor de dispositivos XR deve crescer exponencialmente nos próximos cinco anos. O lançamento do Apple Vision Pro, previsto para o primeiro trimestre de 2024, deve ser o pontapé inicial para a expansão do mercado.
Até o momento, o Meta Quest 3 era visto como o único concorrente do gadget da Maçã. Então, a chegada do Samsung Galaxy Glass pode ampliar a disputa e ser mais um rival para a empresa comandada por Tim Cook.
Contudo, o Apple Vision Pro foi apresentado como um produto premium com preço elevado até para os consumidores norte-americanos. Assim, a Meta e a Samsung podem atingir um público que não está disposto a gastar muito para experimentar as tecnologias XR.
Com informações: Android Headlines
Galaxy Glass: óculos da Samsung podem chegar nos próximos meses
You must be logged in to post a comment.