O Google divulgou nesta terça-feira (23) três novos recursos de IA para o Chrome. Usuários do navegador podem organizar abas, criar novos temas ou gerar rascunhos usando inteligência artificial. Este último é o único que não estará disponível nesse primeiro momento — ele será lançado no próximo mês.
A função de organizar abas usando IA foi encontrada no beta do Chrome em novembro do ano passado. Na época, o Google ainda não revelara a Gemini, modelo de linguagem em larga escala que é o novo motor do Bard. Agora, junto do anúncio desses recursos, a empresa revelou que em breve o modelo será integrado ao Chrome — provavelmente de um modo parecido com o Opera e Edge.
Google anuncia novos recursos para o Chrome
Os novos recursos para o Chrome estão presentes na nova versão do navegador, M121, cujo lançamento inicia nesta terça-feira. O envio da atualização é feito de forma gradual, assim, caso os recursos de organização de abas e criação de temas não esteja disponível, aguarde mais alguns dias. Para ativar as ferramentas, você precisa abrir as Configurações do Chrome e ativar a opção “Experimental AI”, IA Experimental em tradução direta.
O organizador de abas pode ser usado de duas maneiras. Você pode clicar com o botão direito em uma aba e selecionar “organizar abas similares” ou na seta apontada para baixo, localizada no canto superior esquerdo do Chrome, ir em “Organizar abas” e depois clicar em “Buscar por grupos”. A IA reconhece as páginas que possuem assuntos parecidos ou iguais e cria grupos.
Já a função de criar temas personalizados é aberta clicando em “Customizar Chrome”, localizado no painel direito do navegador. Após isso, basta clicar em “Mudar tema” e digitar um prompt. Aqui o Google afirma que você pode usar um prompt simples. A ferramenta dá a opção de você escolher uma cor de inspiração e alguns estilos para a arte.
Com informações: The Verge
Google Chrome ganha organização de abas automática por IA
You must be logged in to post a comment.