Apple tentará cobrar taxa até mesmo de apps de fora da App Store (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Apple tentará cobrar taxa até mesmo de apps de fora da App Store (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Mesmo que seja obrigada a liberar o sideloading, a Apple ainda pretende cobrar taxa dos desenvolvedores. Além disso, a big tech estuda um meio de seguir realizando as avaliações dos apps — ótimo para os usuários, ruim para alguns devs.

A Apple será obrigada a autorizar o sideloading na União Europeia no dia 7 de março, em pouco mais de um mês. A medida é uma exigência da Lei de Mercado Digitais, que obriga que grandes big techs adotem políticas mais favoráveis ao consumidor e que diminuam possíveis monopólios. A definição de grandes plataformas é baseada na quantidade de usuários diários, o que fará até o Pornhub e Xvideos seguirem as normas.

Como a Apple cobrará apps de sideloading é um mistério

App Store, Facebook e Google (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Para baixar o Google e o Facebook no iPhone você precisa da App Store, mas sideloading permite usar outras lojas (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A informação dos planos de cobrar taxas de apps instalado por sideloading foi divulgada pelo Wall Street Journal, mas o jornal não teve acesso sobre como essa cobrança será feita. O sideloading é a ação de instalar aplicativos no smartphone fora de uma loja oficial. Na teoria, você também pode baixar o app no computador, passar para o celular (seja por cabo ou outro meio) e instalá-lo.

As primeiras ideias que podemos ter é de que ela cobrará uma taxa das outras lojas, ou pode apenas rastrear os apps instalados no seu iPhone através da App Store ou das outras lojas (sei lá, eles darão um jeito de não perder dinheiro).

Por outro lado, a ideia de seguir revisando o aplicativo mesmo no sideloading é algo positivo. A Apple é muito firme na etapa de verificar se um app viola suas políticas e se pode ser um malware.

Quem já trabalhou com apps mobiles sabe como é: eles vão revisar cada detalhe do seu aplicativo, pedir correções se necessário. Isso prejudica o tempo de entrega do programa e dá mais trabalho aos devs. Porém, isso aumenta a confiança do usuário com o App Store, já que o controle de qualidade tenta impedir que algum app malicioso seja disponibilizado na loja.

Com informações: The Wall Street Journal e MacRumors

Apple quer cobrar comissão sobre sideloading, dizem fontes