O Google pode mudar o nome do Assistente com Bard para Gemini. Códigos encontrados no aplicativo Google mostram que o nome “Bard” pode ser ignorado na reforma do assistente virtual. Gemini é o modelo de linguagem grande (LLM) da empresa usado para equipar a sua IA generativa — o Bard.
Em outubro, o Google revelou seus planos de lançar o Google Assistente com Bard — o primeiro passo para encerrar o velho assistente. Este seria a nova marca do recurso presente nos smartphones Android. Já na semana retrasada (desse janeiro infinito), os códigos da versão 15.2 do aplicativo Google indicavam que o assistente seria rebatizado para Bard apenas. Ainda sem previsão para o lançamento, parece que o Google ainda não decidiu por um nome.
Gemini pode ser nome de novo assistente
O nome Gemini para o Assistente com Bard foi descoberto na versão 15.4 da versão beta do app Google. Como explica o site 9to5Google, todas as referências ao Bard no código do aplicativo foram trocadas para Gemini.
Fazendo a “mágica” da programação e mineração de código, a equipe do site conseguiu visualizar as telas com o novo nome. O engraçado é que Gemini, que utiliza o LLM Gemini, seguirá sendo chamado com o “Hey Google”. Caso o Google escolha por mudar o nome de sua LLM no futuro, o nome do assistente perderá a sua referência.
É provável que no lançamento oficial do Gemini Assistente, cuja data ainda não foi revelada, o Google apresente a justificativa do nome. Para compararmos, o ChatGPT utiliza o LLM GPT: o GPT-3.5 na versão gratuita e GPT-4 na versão paga. O Bard é a IA generativa, e Gemini é o nome do seu motor.
Essa mudança de nome pode indicar que o Google quer diferenciar os produtos. O Bard será a IA generativa para buscas, enquanto o Gemini será a IA assistente para dispositivos mobile. Nos meus dois centavos sobre o tema, não escolher o Bard tiraria um pouco a identidade do assistente.
Com informações: 9to5Google (1 e 2)
Google pode escolher Gemini como novo nome do Assistente
You must be logged in to post a comment.