Mão segurando smartphone, ao fundo outro smartphone em um suporte de acrílico sobre uma mesa
Galaxy S24 Ultra utiliza liga de titânio de grau 2, enquanto iPhone 15 Pro Max tem chassi com liga de grau 5 (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O canal do Youtube JerryEverything descobriu que o Galaxy S24 Ultra usa uma liga de titânio do mais fraca que a usada no iPhone 15 Pro Max. Zack Nelson, responsável pelo canal, usou um espectrômetro para revelar que a Samsung usa uma liga de grau 2 no chassi do S24 Ultra. Esse grau é inferior ao usado pela Apple no iPhone 15 Pro Max, que conta com titânio de grau 5 no chassi.

Zack Nelson levou o chassi do Galaxy S24 Ultra (após “desmanchar” o smartphone) para ser analisado com o Vanta XRF Analyzer, um espectrômetro que identifica ligas metálicas através de raio-x. Nelson usou o equipamento fornecido pela Moxtek, que fabrica os sensores do espectrômetro.

Liga de titânio do Galaxy S24 Ultra é mais fraca

A liga de grau 2, detectada no chassi do Galaxy S24 Ultra, é mais fraca que a liga de grau 5, usada no iPhone 15 Pro Max. O titânio usado no S24 Ultra é considerado praticamente puro. Já o grau 5 é uma liga com alumínio. Relembrando as aulas de química, as ligas metálicas podem melhorar as características de alguns metais.

Apesar de diferentes na teoria, na prática isso pouco afetará a resistência do Galaxy S24 Ultra. A verdade é que o material do S23 Ultra já era bem forte para o uso no dia a dia — assim como o iPhone 14 Pro Max sem titânio. Exceto se o seu smartphone cair de um avião em altitude de cruzeiro, a liga de grau 2 será mais que o suficiente para deixar seu Galaxy S24 Ultra inteiro por anos.

Agora, o cenário em que essas ligas realmente interferem é no preço. O grau 5 usado pela Apple é mais caro, já que há uma baita complexidade em formar uma liga com alumínio para smartphones. Já a liga de grau 2 do Galaxy S24 Ultra é mais barata. Porém, isso não se reflete no preço de lançamento, já que o flagship da Samsung chegou US$ 100 mais caro que o seu rival.

No fim do vídeo, Zack Nelson ainda mede a espessura dos pedaços de titânio. Tanto os pedaços do iPhone 15 Pro Max (ele fez a mesma coisa com o smartphone da Apple) quanto os do Galaxy S24 Ultra tem a mesma grossura.

Samsung copiou a Apple?

E sobre a conversa de Samsung copiando o titânio da Apple, vale lembrar da entrevista do Tecnoblog com Gustavo Assunção, vice-presidente da Samsung no Brasil. Assunção revela que a Samsung costuma planejar a pesquisa e desenvolvimento de um recurso pelo menos dois anos antes do lançamento oficial. Nessa indústria tão competitiva, seria loucura a sul-coreana mudar o material do chassi meses antes da chegada do Galaxy S24 Ultra.

Relembre o lançamento da linha Galaxy S24

Com informações: AndroidAuthority

Galaxy S24 Ultra tem titânio pior do que iPhone 15 Pro Max, diz youtuber