Malwares RAT enganam antivírus com arquivos poliglotas (imagem ilustrativa: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Cibercriminosos invadiram 3 milhões de escovas de dente para ataque DDoS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Três milhões de escovas de dente elétricas inteligentes foram usadas em um ataque DDoS. O caso foi divulgado pelo veículo suíço Aargauer Zeitung, que não revelou as marcas envolvidas e nem a empresa que foi alvo. O jornal apenas informou que o alvo era da Suíça e o ataque DDoS causou um prejuízo de milhões de Euros.

Os ataques DDoS utilizam diversos dispositivos com acesso à internet para sobrecarregar um site ou serviço. Com isso, os hackers causam prejuízos ao alvo. Em alguns casos, quando o ataque não é mitigado, o grupo cibercriminoso pode exigir uma quantia para cessar a atividade.

Com mais produtos ganhando conexão com internet, integrando a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês), fica mais acessível invadir dispositivos e criar uma botnet. Essa botnet, formada por milhares de eletrônicos conectados, é então usada pelos cibercriminosos para atacar os alvos.

Escovas inteligentes com vulnerabilidade no sistema operacional

Escovas inteligentes invadidas apresentavam vulnerabilidade no sistema operacional. Imagem ilustrativa (Imagem: Divulgação/Oral-B)
Escovas inteligentes invadidas apresentavam vulnerabilidade no sistema operacional. Imagem ilustrativa (Imagem: Divulgação/Oral-B)

De acordo com o site, os cibercriminosos se aproveitaram de uma vulnerabilidade no sistema operacional das escovas, que é baseado em Java. Você pode estar se perguntando: qual é o objetivo de ter uma escova inteligente? Esses produtos monitoram a escovação e utilizam um app no smartphone para compartilhar essas informações.

Usar 3 milhões de escovas de dentes em um ataque DDoS tem o seu valor cômico. No entanto, com mais empresas investindo em produtos inteligentes, como babás eletrônicas, campainhas, lâmpadas e até micro-ondas, há mais dispositivos que podem ser invadidos. O risco aumenta quando uma empresa não investe na segurança do produto ou se o usuário não atualiza o sistema.

Como ser vítima de um ataque cibernético pode prejudicar a imagem, é pouco provável que a Fortinet divulgue as marcas das escovas e a empresa alvo do DDoS — pelo menos nesse primeiro momento. Se você tem uma escova inteligente e recentemente teve que instalar alguma atualização importante, mande um “alô” para nós.

Invasões para ataques DDoS são mais prováveis

Ataques DDoS prejudicam provedores no Rio de Janeiro
Ataques DDoS se aproveitam de produtos IoT com baixa segurança (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O caso das invasões às escovas de dentes é um bom gancho para relembramos um especial feito pelo Tecnoblog. No ano passado, publicamos sobre os possíveis riscos de invadir uma webcam.

No texto, Pietro Delai, diretor de pesquisa e consultoria da IDC na América Latina, explica que dispositivos IoT são os principais alvos de invasões, justamente porque podem ser usados em ataques DDoS, como foi o caso das escovas de dentes.

Com informações: Tom’s Hardware, Golem.de e Aargauer Zeitung

Hackers usam 3 milhões de escovas de dente inteligentes em novo ataque