A App Store removeu um app que se passava pelo gerenciador de senhas LastPass. A loja tomou a medida após a desenvolvedora publicar um alerta em seu blog. O aplicativo falso provavelmente tinha como objetivo roubar informações de login das vítimas.
O app falso usava um nome quase idêntico ao do gerenciador de senhas: LassPass. Além disso, o logo era parecido, mas não igual. A interface também tentava imitar a versão legítima, mas segundo a empresa, havia erros ortográficos.
Também era possível identificar a fraude pelo nome do desenvolvedor: na página do aplicativo, estava Parvati Patel, e não a companhia LogMeIn. Além disso, a falsificação tinha apenas uma avaliação, enquanto o gerenciador de senhas verdadeiro tem mais de 52 mil notas de usuários dos Estados Unidos (na loja brasileira, são cerca de 1,7 mil).
“O LastPass está trabalhando ativamente para que este aplicativo seja removido o mais rápido possível”, diz a nota da empresa. “Vamos continuar monitorando clones fraudulentos de nossos apps ou violações de nossa propriedade intelectual.”
App fake é risco para usuários
O site TechCrunch conseguiu mais informações sobre o LastPass fake, e parece que, felizmente, os danos causados por ele foram pequenos. O app falso foi publicado em 21 de janeiro, ficando pouco mais de duas semanas no ar.
Segundo a publicação, a imitação ficava apenas em sétimo lugar nos resultados de busca pela palavra “LastPass”, e não figurou entre os aplicativos mais baixados da App Store.
O TechCrunch também nota que a falha no processo de revisão da App Store vem em um momento ruim para a empresa. A Apple argumenta que abrir o iPhone para instalação direta de aplicativos, como quer a União Europeia, enfraquece a segurança do sistema. Desta vez, a ameaça veio pela própria loja da empresa.
O aplicativo falso só foi removido um dia após o alerta público da LastPass. Christofer Hoff, chefe de segurança da empresa, diz que eles estão em contato com a Apple para entender como o aplicativo passou pelos “rigorosos mecanismos de segurança e proteção de marca”.
Com informações: TechCrunch, BleepingComputer, LastPass
App Store tinha versão falsa do gerenciador de senhas LastPass
You must be logged in to post a comment.