Duas semanas após o início de suas vendas, alguns clientes estão devolvendo o Apple Vision Pro. O headset VR da Apple, que tem preço inicial de US$ 3.499 (R$ 17.388,63 em conversão direta), chegou com grande alarde, ótimos recursos e hardwares, mas não é um produto para todos. E não estamos falando do custo, mas sim do fato de que sua usabilidade ainda é bem limitada.
Os principais motivos para a devolução, acompanhando relatos nas redes sociais, estão:
- Peso.
- Desconforto.
- Sintomas na visão.
- Falta de utilidade.
Por que clientes estão devolvendo o Apple Vision Pro
Vamos aprofundar a lista de motivos que levou alguns clientes a devolverem o Apple Vision Pro. Começando pelo peso e desconforto, o Vision Pro possui pouco mais de 600 g, sem contar a bateria, que é externa, e tem 353 g. Esse valor é por volta de 100 g mais pesado que o Meta Quest 3.
O relato dos usuários do headset VR da Apple é que o centro de gravidade está para a frente do visor. Isso significa que, caso você consiga ficar usando o Vision Pro por 2 horas (capacidade da bateria), o seu pescoço ficará empurrando a cabeça para trás para compensar o peso do headset empurrando para baixo. Isso acaba gerando um sintoma da síndrome da visão do computador.
Outro ponto do desconforto e incômodo é usar o produto com uma bateria externa. Caso o usuário decida se mover com o Apple Vision Pro, ele precisa levar a bateria com ele, seja no bolso ou na mão — cuidado com o fio. Há ainda clientes que reclamaram da faixa de suporte para cabeça.
As reclamações de sintomas de visão não são exclusivas do Apple Vision Pro. Relatos de cansaço na vista, vermelhidão e até um rompimento de vaso são comuns entre usuários de headset VR (que, lembrando, existem há anos). O usuário fica um bom tempo com telas a centímetros de distância dos olhos e piscando menos.
Essa situação é um lado negativo do ótimo marketing da Apple. Ela conseguiu encantar diversas pessoas que nunca se interessaram por realidade virtual. No entanto, parafraseando o “glass is glass” do JerryRigEverything, o Apple Vision Pro é um headset VR e headset é headset VR: ele terá os mesmos problemas dos seus concorrentes e do segmento.
A falta de utilidade do produto de US$ 3.499 também levou alguns clientes a devolverem o produto. Mesmo com uma biblioteca de mais de 1.000 apps e 150 filmes preparados para o Vision Pro, uma parte dos usuários não vê o valor do produto — e não falamos do preço. O headset VR da Apple segue o ecossistema fechado da empresa, o que te impede de, por exemplo, usá-lo para jogar um título AAA de corrida. Contente-se com Fruit Ninja VR.
Essas reclamações dos clientes não devem ser uma surpresa para a Apple. A própria equipe responsável pelo Vision Pro acredita que levará quatro gerações para ele ser o produto almejado. Os hardwares são bons (é a melhor tela dos headsets), mas não adianta uma Ferrari se for para rodar em estrada de terra. No mais, mesmo que o rival Meta Quest 3 seja 7x mais barato e com mais recursos, ambos são produtos nichados e não resolvem um problema do usuário comum.
Com informações: The Verge e Business Insider
Apple Vision Pro: alguns compradores decidiram devolver o aparelho
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