O Android 15 poderá ter proteções adicionais para evitar que aplicativos maliciosos tenham acesso a códigos de login enviados para o aparelho por e-mail ou SMS. Trechos do código da versão beta do Android 14 sugerem que o Google está trabalhando para limitar estas informações.
O jornalista Mishaal Rahman, do Android Authority, analisou o código do Android 14 QPR3 Beta 1 e encontrou uma permissão específica para os aplicativos receberem notificações sensíveis. O nível de proteção dela sugere que apenas apps certificados por fabricantes poderão ter esse tipo de acesso. Assim, fica mais difícil para um malware conseguir ler códigos de login.
Além disso, a plataforma conta com um recurso, ainda em desenvolvimento, que oculta informações de notificações sensíveis. Assim, apps que usam o serviço de checar notificações não conseguiriam ler o que está escrito nessas mensagens.
Google prepara proteções desde o Android 13
Estas duas pistas se juntam a uma terceira, mais antiga. O código do Android 14 tem um sinalizador para ocultar notificações de senhas de uso único (OTPs, na sigla em inglês) na tela de bloqueio. Este sinalizador ainda não é usado, mas existe a possibilidade de ele ser colocado para funcionar na próxima versão.
O Google, portanto, está preparando três recursos para impedir que aplicativos maliciosos tenham acesso a notificações com códigos de autenticação em dois fatores (2FA, na sigla em inglês) e OTPs. Além disso, desde o Android 13, aplicativos de fontes não confiáveis (de fora da Play Store, por exemplo) não têm acesso ao serviço de monitorar notificações, por motivos de segurança.
Com informações: Android Authority
Android 15 deve proteger notificações com códigos para login
You must be logged in to post a comment.