O alerta no topo do aplicativo é muito claro: “Mude para o WhatsApp. Você precisará usar o app oficial do WhatsApp para acessar essa conta em breve.” O problema é que o usuário já está utilizando o Zap baixado pela Google Play Store ou Apple App Store. Reclamações sobre isso podem ser vistas aos montes na internet ao longo das primeiras semanas de março.
Em comum, todos os consumidores juram ter o app oficial. Não se trata do mítico WhatsApp GB nem de nada similar, que promete recursos extras para o app de comunicação mais utilizado do Brasil. Mesmo assim, as contas são desconectadas depois de alguns avisos. E pior: estes usuários não conseguem reaver o perfil, mesmo depois buscar o suporte da Meta.
O problema parece afetar tanto donos de celular Android quanto de iPhone, mas também se mostra proeminente entre o primeiro grupo. Uma pessoa de Mogi das Cruzes (SP) escreve no Reclame Aqui que não consegue atualizar o app pela Google Play Store.
Outro usuário de Fortaleza afirma que o alerta surgiu há vários dias e que a conta foi desconectada no último sábado (dia 09/03). Esta pessoa tentou contato com o suporte do WhatsApp, mas não teve sucesso. “Um total descaso com o usuário do aplicativo!”
Um consumidor de Campinas (SP) conta que já baixou o WhatsApp oficial diversas vezes pelo site oficial. O problema, no entanto, persiste. Desesperada, uma usuária de São Paulo alega que escreveu até mesmo para o diretor do WhatsApp no Brasil, Guilherme Horn.
“Cheguei a formatar o celular e instalar o app novamente”, explicou uma consumidora de Curitiba. Ela não obteve êxito.
É preciso ter em mente que o WhatsApp se tornou uma ferramenta muito maior do que um simples comunicador entre pessoas. Profissões inteiras se redefiniram em torno do app. Uma pesquisa do Mobile Time em parceria com a Opinion Box mostrou que 79% dos respondentes se comunicam com empresas por meio do WhatsApp. Além disso, 51% recebem promoções por ele.
Nós tentamos contato com a equipe de comunicação do WhatsApp no Brasil. Este texto será atualizado quando recebermos a resposta.
“Mude para o WhatsApp”: usuários criticam aviso em app oficial
You must be logged in to post a comment.