No futuro, pode ser que os jogadores de videogame não tenham paz nem enquanto os jogos estiverem pausados. A fabricante de eletrônicos Roku está tentando patentear um método para detectar que o game foi paralisado e exibir mensagens publicitárias na tela da TV.
Primeiro, é preciso entender que a Roku surgiu como uma fabricante de dongles smart para TVs, numa tentativa de concorrer com Google Chromecast e Apple TV, entre outros produtos similares. Ao menos nos Estados Unidos, a empresa também se estabeleceu como uma importante vendedora de smart TVs (que rodam o sistema desenvolvido pela Roku).
Este sistema seria capaz de perceber quando o jogador pausou o título no PlayStation, Xbox ou qualquer outro console que recorra ao HDMI para a entrega das imagens. A tela de pause seria substituída por outra da Roku desenvolvida para apresentar comerciais. Seriam anúncios similares aos que nos acostumamos a ver nos banners da internet.
A solicitação de patente nos conta que a TV seria capaz de analisar todas as imagens que chegam até ela para determinar a hora de interferir no sinal. De acordo com o portal VGC, ela cortaria a apresentação da tela de pause quando o jogador voltasse para o game.
Ainda não se sabe se o escritório de patentes dos Estados Unidos irá conceder o direito de explorar esta ideia. Além disso, a tecnologia precisaria estar pronta para ser adicionada aos produtos com sistema da Roku.
De toda forma, temos aqui uma tendência compartilhada entre as principais marcas de TV do planeta: a exibição de anúncios em interfaces e telas, numa tentativa de aumentar a rentabilidade. A Samsung e a LG já fazem isso em aparelhos comercializado no Brasil, por exemplo – e sem possibilidade de o consumidor retirar a exibição dos anúncios.
Mais Roku: descubra se o Roku Express vale a pena no vídeo abaixo
Roku pretende mostrar anúncios enquanto jogo está pausado
You must be logged in to post a comment.