Para não ser banido nos Estados Unidos, o TikTok terá que ser vendido para uma empresa não-chinesa — como explica a lei sancionada por Biden na última quarta-feira. No entanto, a legislação da China permite que o algoritmo da rede social não seja incluído na aquisição. Principal produto do TikTok, deixar o algoritmo de fora pode excluir investidores de comprar a plataforma.
A ByteDance, dona do TikTok, tem um ano para vender a sua operação da rede social em território americano. Do contrário, a plataforma será banida no país. Os Estados Unidos é o maior mercado do TikTok e o governo chinês não deve autorizar a venda — e a história se repetirá.
TikTok sem “venda casada”
Em 2020, quando os Estados Unidos tentou banir a rede social pela primeira vez, o governo da China vetou a venda de alguns elementos do TikTok alegando que havia exportação de produtos sensíveis no acordo. Caso uma empresa americana novamente se interesse pela rede social, o governo chinês pode impedir que o algoritmo seja incluído na negociação.
E sem o algoritmo, basicamente não há interesse pelo TikTok. É difícil encontrar uma pessoa que não elogie a precisão da recomendação de conteúdo da plataforma. Em algumas horas ou dias de uso, o TikTok vai entregar o que você gosta (ou o que você nem sabia que gostava).
Redes sociais dependem de anúncios para serem lucrativas, e anunciantes precisam que suas propagandas sejam visualizadas. Assim, um algoritmo de recomendação que faz o usuário passar horar na plataforma é a principal engrenagem de uma rede social.
Se o governo chinês vetar a venda do algoritmo do TikTok, o comprador poderia levar apenas a marca, conteúdos e base de usuários. Seria como dar para uma criança um combo de McLanche Feliz e tirar o brinde (o brinquedinho é o que ela mais quer).
No entanto, acadêmicos e especialistas em relações exteriores entrevistados pelo New York Times afirmam que a China deve vetar a venda de toda a operação do TikTok nos Estados Unidos. Mas não por interesse em espionagem (os EUA acusam que a plataforma é usada também para isso), mas por dinheiro.
Por mais que TikTok seja uma grande rede social e presente em praticamente em todo o mundo, perder o mercado dos Estados Unidos afetaria o financeiro da ByteDance. E aqui o capitalismo de Estado da China entra em ação — assim como os EUA se mexeram quando a Samsung pediu o banimento das vendas do iPhone 4s.
Se o TikTok sem algoritmo passasse a ser utilizado nos EUA, os concorrentes poderiam ser favorecidos, explicou para a CNN o pesquisador Alex Capri, da Universidade Nacional de Negócios de Singapura. Afinal, existiria a possibilidade da qualidade da recomendação cair.
Esse cenário seria um problema para a ByteDance, já que suas rivais pegariam seus velhos usuários e, por tabela, sua antiga receita. Capri diz que isso afetaria os planos globais da empresa. E não é difícil de imaginar, já que elas podem lucrar nessa situação e ter sobras para investir em melhorar a recomendação.
Com informações: New York Times (1 e 2), CNBC e CNN
China pode impedir ByteDance de vender algoritmo do TikTok
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