Imagem aérea de cidade sob forte alagamento
Cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, passa por enchente histórica (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Para conectar a população afetada pelas enchentes, a Oi irá instalar Wi-Fi grátis em abrigos no Rio Grande do Sul. A operadora informou que instalou o acesso em alguns locais de Porto Alegre, e trabalha para mapear locais que precisam de internet.

Para atender esses locais, a Oi irá utilizar suas redes próprias e também a da V.tal, rede neutra que fornece fibra óptica para a operadora. A instalação será feita em locais com viabilidade técnica da rede, e começou pelo Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre.

A companhia trabalha em conjunto com autoridades dos governos municipal e estadual para mapear os locais que precisam de comunicação. A Oi disponibilizou o e-mail oipelors@oi.net.br para que os responsáveis pelos abrigos entrem em contato com a operadora e autorizem a instalação dos equipamentos.

De acordo com o governo federal, todas as cidades do Rio Grande do Sul já possuem sinal de telefonia móvel, mas ainda há locais afetados parcialmente. Para viabilizar a comunicação, Claro, TIM e Vivo abriram o roaming nas suas redes, permitindo que usuários de uma operadora utilizem as antenas da concorrente.

Segundo dados da Anatel de 16 de maio, 113 municípios têm sinal de celular parcial. A Claro é a operadora menos afetada no momento, com sinal restabelecido em 392 municípios e 16 localidades atendidas parcialmente. As redes da TIM e Vivo continuam afetadas integralmente afetadas em algumas localidades.

Ainda que o sinal de celular esteja disponível em todo o Rio Grande do Sul, a chegada da internet grátis aos abrigos é muito bem-vinda e facilita a comunicação da população presente. Como as conexões fixas não costumam ter limite de dados, o Wi-Fi garante conectividade para quem não tem condição de fazer recargas e já estourou o pacote gratuito concedido por Claro, TIM e Vivo.

Oi teve operação para restaurar comunicação

Além de disponibilizar Wi-Fi grátis nos abrigos, a Oi trabalha para manter a conectividade aos seus clientes. A operadora tem mais de 430 mil clientes de banda larga no Rio Grande do Sul, e prorrogou a data de vencimento das faturas por 10 dias a partir do vencimento.

Equipe da Oi construindo rede da Oi Fibra. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog
Rede de fibra da Oi/V.tal tem mais de 400 mil km de extensão no Brasil (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

A empresa afirma que atua para garantir conectividade aos usuários corporativos, órgãos públicos e serviços de emergência. De acordo com a Oi, uma operação especial registrou mais de 1.200 eventos tratados pelas equipes de suporte e campo.

A companhia também é responsável pelo fornecimento de serviços tridígitos de utilidade pública, como emergência e atendimento da Defesa Civil. De acordo com a Oi, mais de 300 ações de recuperação ou contigenciamento foram registradas. Além disso, foram feitas mais de 400 atuações em links de comunicação de dados, incluindo migrações e atendimento a clientes críticos que tiveram suas infraestruturas inundadas ou impactadas pelas enchentes.

Oi irá instalar internet grátis em abrigos do RS