Sede da SK Hynix (imagem: divulgação/SK Hynix)
Fabricante de memórias SK Hynix revelou quando iniciará fabricação de memórias gráficas DDR7 (Imagem: Divulgação/SK Hynix)

A SK Hynix, empresa sul-coreana que é uma das maiores fabricantes de memórias do mundo, revelou que iniciará a sua produção de chips GDDR7 em 2025. A data está atrasada em relação as suas principais concorrentes, Samsung e Micron, que devem liberar suas primeiras memórias GDDR7 ainda neste ano. O plano da companhia é lançar os chips com essa tecnologia nos primeiros meses do próximo ano.

A fabricante divulgou essa informação em resposta para o site AnandTech durante a Computex 2024. No evento realizado entre os dias 3 e 7 de junho, o estande da SK Hynix contava com alguns modelos de memórias GDDR7 para exibição. A empresa também apresentou seus chips no GTC 2024, evento da Nvidia voltado para desenvolvedores.

Primeiros equipamentos com GDDR7 em 2024

Memórias GDDR7 da SK Hynix em exibição na Computex 2024 (Imagem: Reprodução/AnandTech)
Memórias GDDR7 da SK Hynix em exibição na Computex 2024 (Imagem: Reprodução/AnandTech)

Enquanto a SK Hynix iniciará a sua produção de memórias GDDR7 apenas no próximo ano, os chips da Samsung e a Micron devem chegar para seus clientes ainda em 2024. A Nvidia é cotada como um das primeiras empresas a usar a memória GDDR7.

A fabricante de placas de vídeo deve lançar sua próxima geração de GPUs no início de 2025. Porém, as placas da linha RTX 5000, que usarão a arquitetura Blackwell, podem ser apresentadas pela Nvidia antes do fim deste ano. Segundo um vazamento, a linha RTX 5000 usará memórias GDDR7 em quase todas GPUs — provavelmente, a futura RTX 5060 seguirá com chips GDDR6.

A SK Hynix não deve fornecer memórias GDDR7 para a Nvidia — pelo menos não nas primeiras placas. A fabricante de GPUs lança modelos mais acessíveis e atualizações no decorrer do ano, caso em que pode contar com a SK Hynix. O lançamento dos seus chips deverá reduzir os preços dos módulos de memória.

Novidades das memórias GDDR7

As especificações divulgadas pela JEDEC, organização responsável por definir padrões de algumas tecnologias, a largura de banda das memórias GDDR7 pode atingir até 192 GB/s. Esse salto se dá pela adoção da tecnologia PAM-3, que usa três tipos de sinais para a transmissão de dados: −1, 0 e +1.

Assim, a memória GDDR7 consegue enviar três bits de dados a cada dois ciclos. Nos chips GDDR6 é usado a tecnologia NRZ, que transmite dois bits a cada dois ciclos. Teoricamente, usando um barramento de 384-bit, a memória GDDR7 pode atingir 1,7 TB/s de largura de banda — 256-bit já chega a 1 TB/s.

Será interessante ver como os jogos a serem lançados (como o GTA VI) aproveitarão essa tecnologia. As melhorias da memória GDDR7 permitirão um maior desempenho em games, entregando gráficos ainda mais realistas.

Com informações: AnandTech, VideoCardz e Tom’s Hardware

SK Hynix confirma produção em massa de memórias GDDR7 para 2025