A Ferrari divulgou nesta quarta-feira (26) as primeiras imagens de seu e-building, novíssimo prédio localizado em Maranello que será utilizado para a fabricação de carros a combustão, híbridos e, principalmente, o 1º elétrico puro da marca, que já teve até seu preço revelado.

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O evento contou com a presença dos principais executivos da montadora e até do presidente da Itália, Sergio Mattarella. Segundo a marca do Cavalo Rampante, o investimento para tirar o novo e-building do papel foi de cerca de 200 milhões de euros (mais de R$ 1,2 bilhão).

A principal diferença do e-building da Ferrari em relação às antigas instalações está no fato de que ela foi preparada para abrigar todas as linhas de motores da marca. Trata-se de uma fábrica classificada como 4.0, recheada de processos digitais e de robôs para tornar o processo de produção quase 100% automatizado.


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A previsão é que o novo e-building da Ferrari entre gradualmente em operação até o fim de 2024. Enquanto isso não acontece, saiba um pouco mais de como vai funcionar a nova casa dos carros da Ferrari.

Novo e-building da Ferrari custou mais de 200 milhões de euros para sair do papel (Imagem: Duccio Malagamba/MCA)

Como é o novo e-building da Ferrari?

As novas instalações da Ferrari contam com tecnologia de última geração, tanto no que diz respeito à planta em si quanto nos processos de fabricação de carros icônicos, como a Ferrari Roma, a Purosangue, a V12 Cilindri e o vindouro modelo elétrico puro.

O espaço foi construído em forma de retângulo, com 25 metros de altura e área total de 42.000 metros quadrados. Projetado para ser autossuficiente, ele conta com 3.000 painéis solares, capazes de gerar 1,3 MW de energia.

As linhas de onde sairão os carros contam com o auxílio de robôs, que adaptam suas funções de acordo com as necessidades do operador de cada estação. Há ainda os chamados gêmeos digitais, que criam uma réplica virtual idêntica das peças e componentes dos modelos da Ferrari.

 

O e-building da Ferrari tem um espaço dedicado exclusivamente para o treinamento de funcionários novos e, além disso, foi projetado de forma ergonômica para extrair o máximo de cada colaborador, mas sem prejudicar a saúde. O prédio combina iluminação natural e artificial para maior conforto aos olhos, possui áreas de relaxamento e muito mais.

Quando chegam os esportivos elétricos da Ferrari?

Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, já havia revelado que o primeiro carro 100% elétrico da marca chegará ao mercado no 2º semestre de 2025. Agora, com a informação de que já há um segundo modelo em estágio inicial de produção, fica a expectativa sobre quando ele será apresentado.

A intenção da marca do Cavalo Rampante é fazer com que ele seja mostrado ao público ainda em 2024, provavelmente no fim do 2º semestre. Seu lançamento, porém, será bem mais tarde, provavelmente em 2026, já com o novo e-building funcionando a todo vapor.

Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Duccio Malagamba/MCA)
Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Duccio Malagamba/MCA)
Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Duccio Malagamba/MCA)
Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Divulgação/Ferrari)
Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Divulgação/Ferrari)
Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Divulgação/Ferrari)
Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Divulgação/Ferrari)
Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Divulgação/Ferrari)
Novo e-building Ferrari
Novo e-building Ferrari (Divulgação/Ferrari)

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