A BMW apresentou nesta semana o novo M5 e revelou as especificações do sedan esportivo que tem como maior atrativo seu desempenho e ao consumo de combustível. O motivo? O até então inédito sistema de propulsão híbrido, que dá ao bólido alemão potência e eficiência energética muito além da média.
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Batizado de M Hybrid, o sistema da marca alemã é do tipo PHEV. O powertrain é composto por um poderoso motor V8 M TwinPower Turbo de 4.4 litros, 585 cv e 76,4 kgf/m de torque, que trabalha em conjunto com um elétrico de 197 cv e 28,5 kgf/m. Combinados, eles entregam 727 cv de potência e 101,9 kgf/m de torque nas mãos do motorista.
Segundo os dados oficiais da BMW, o M5 híbrido consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atingir até 305 km/h de velocidade máxima (250 km/h sem o pacote M Drive). Tudo isso sem abrir mão do principal objetivo da nova configuração do propulsor: a eficiência energética.
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O lado “negativo”, se é que podemos dizer assim, é que o novo M5 ficou um pouco mais lento (ou menos rápido?) que a versão 2024. O antecessor, que não tinha motorização híbrida, levava 3,3 segundos para sair do 0 aos 100 km/h, e alcançava 306 km/h de velocidade máxima com o pacote M Drive. A “culpa” é justamente das baterias, que elevaram o peso para 2.445 kg (484 kg a mais).
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BMW M5 pode rodar 62 km/l
Estar 2 décimos de segundo mais lento e atingir 1 km/h a menos de velocidade máxima é um detalhe insignificante perto do que o BMW M5 híbrido pode entregar em termos de consumo de combustível e eficiência energética.
O material oficial da BMW informou que a nova geração do sedan esportivo tem capacidade para rodar entre 67 e 69 quilômetros exclusivamente no modo elétrico, graças à bateria de 18,6 kWh, desde que a velocidade máxima não ultrapasse os 140 km/h. E isso não é o mais impressionante.
De acordo com o que foi divulgado pela marca alemã, o M5 híbrido pode rodar até 62 km/l, consumo absurdo para um carro que conta com um motor V8 no sistema. A pegadinha, aliás, está justamente na forma com que o potente propulsor precisa ser utilizado.
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Para alcançar a invejável e surreal eficiência energética, as baterias precisam estar sempre carregadas. Desta forma, dependendo de onde o M5 for utilizado, o sedan híbrido apresentará médias de consumo entre 58 e 62 km/l. Caso o V8 tenha que “assumir o papel principal”, porém, a média cairá para 9 km/l, sempre de acordo com o ciclo WLTP.
Mais detalhes sobre o BMW M5 híbrido
O BMW M5 híbrido conta com o sistema de tração integral M xDrive, que permite transferir até 100% da força para o eixo traseiro do carro. Os modos de condução variam entre híbrido, elétrico, eControl, que aumenta a eficácia da regeneração, além do M Drive Professional, que acrescenta os modos mais esportivos Dynamic e Dynamic Plus.
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Por dentro, o tradicional luxo dos carros da BMW dá o tom. O M5 híbrido conta com volante e bancos multifuncionais, sistema operacional BMW 8.5, comandos de voz para o sistema de infotenimento e refrigeração, além de ar-condicionado de 4 zonas.
O BMW M5 será lançado oficialmente no Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido, que acontece entre os dias 11 e 14 de julho. O preço sugerido lá fora é de US$ 111,9 mil, equivalente a R$ 658 mil na cotação, sem impostos. Apesar de confirmado para o nosso mercado, por enquanto não há data para o M5 híbrido chegar ao Brasil.
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