O Uno Mille tem uma legião de fãs no Brasil que, até hoje, lamenta a aposentadoria do compacto da Fiat, primeiro carro popular da história do país. Se você se enquadra nesse grupo, pode começar a sorrir, pois a marca italiana apresentou nesta quinta-feira (27) imagens do provável sucessor do ícone: o Grande Panda.

  • 7 inovações que o Fiat Uno trouxe ao Brasil
  • 10 carros mais icônicos da Fiat

Tratado pela Stellantis como “novo player global da Fiat”, o Grande Panda tem inspiração no modelo que fez sucesso na Europa na década de 1980, mas nunca foi vendido no mercado brasileiro. A diferença fundamental, além das linhas mais modernas, está na motorização, que será híbrida ou 100% elétrica.

“A melhor maneira de celebrar os 125 anos da Fiat é escrever as primeiras páginas do nosso futuro, começando com o novo Grande Panda. Este automóvel compacto é baseado em uma plataforma global, dando à marca a oportunidade de expandir o seu alcance a nível mundial”, exaltou Olivier François, CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

De acordo com a marca dona da Fiat, o Grande Panda é o primeiro de uma série de carros que serão lançados na família até 2027. O “novo Uno Mille” será apresentado oficialmente no dia 11 de julho e chegará primeiro à Europa, Oriente Médio e África, mas, como é um projeto global, não está descartada a sua venda futura em países como Brasil, México e Argentina.

Fiat Grande Panda: sucessor do Uno Mille pode vir ao Brasil? (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Como é o “novo Uno Mille”?

O Fiat Grande Panda foi projetado no centro da marca em Turim, na Itália, e tem como público-alvo famílias que estejam buscando por carros que unam praticidade e eficiência energética.

Considerado um subcompacto, o Grande Panda não faz jus ao nome, pelo menos no que diz respeito às suas dimensões. O carro é produzido na plataforma CMP (mesma da família do Citroën C3) e tem apenas 3,99 metros de comprimento, abaixo da média da categoria, que é de 4,06 m, mas tem capacidade para carregar até 5 pessoas.

O design externo lembra tanto o antigo Panda quanto os modelos recentes do Uno que era vendido no Brasil, mas com detalhes que não deixam dúvidas sobre a modernização e evolução do modelo ao longo das mais de quatro décadas de existência lá fora.

Grande Panda é versão moderna de modelo que fez sucesso na Europa (Imagem: Divulgação/Stellantis)

As linhas ortogonais criam um visual forte e elegante, enquanto os faróis pixelados em LED combinam com a grade em preto brilhante, também pixelada. As rodas exclusivas dão um tom futurista, enquanto as luzes de circulação diurna (DRLs) transformam-se em indicadores e iluminam alguns dos cubos que surgem como pixels horizontais dispostos em um padrão de tabuleiro de xadrez.

Grande Panda vem ao Brasil?

Ainda não há confirmação oficial sobre a presença do Fiat Grande Panda no mercado brasileiro, mas, segundo o que declarou o CEO da Stellantis, a chance existe, pois “não há como a Fiat ser regularmente lucrativa se não fundir as linhas europeias com as sul-americanas”.

O executivo foi além e emendou: “O Grande Panda está perfeitamente adaptado às famílias e à mobilidade urbana em todos os países. É um verdadeiro Fiat”.

Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda (Divulgação/Stellantis)
Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda (Divulgação/Stellantis)
Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda (Divulgação/Stellantis)
Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda (Divulgação/Stellantis)
Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda (Divulgação/Stellantis)
Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda (Divulgação/Stellantis)

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • AstraZeneca “admite” efeito colateral raro de vacina da covid-19
  • OMS alerta sobre nova variante de mpox e pede urgência
  • Mulher faz transplante de fezes e “pega” depressão do namorado
  • Astronautas da Starliner estão “presos” na ISS; e agora?
  • Cromossomo Y está evoluindo muito mais rápido que o X
  • Elon Musk dá alfinetada em CEO da Boeing por astronautas “presos” no espaço