A versão Beta do Linux Mint 22 já está entre nós. Liberado nesta segunda-feira (1º), o pacote traz a nova geração da distribuição de Linux, que é baseada no Ubuntu 24.04 LTS e conta com a promessa de receber atualizações de segurança até 2029.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 13 coisas que usam Linux e você não sabia

O pacote traz outros destaques, como a presença do Cinnamon 6.2 e da versão 6.8 do kernel Linux, além adoção de temas com suporte ao GTK4. A versão experimental já pode ser baixada gratuitamente, mas é recomendada apenas para desenvolvedores e curiosos que desejam testar o software antes da estreia.

“Esta versão Beta pode conter bugs críticos, use-a apenas para fins de teste e para ajudar a equipe do Linux Mint a corrigir problemas antes da versão estável”, alerta a equipe por trás do sistema operacional.


Participe do GRUPO OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Novidades do Linux Mint 22

Outras novidades marcam presença no Linux Mint 22. Além de trazer uma versão mais recente do kernel e temas com GTK4, a nova versão adota tecnologias contemporâneas, como o servidor de áudio Pipewire, o suporte ao formato JXL através do app Pix e mais.

A atualização ainda manteve o suporte a outros recursos populares, como o Thunderbird, ainda que os desenvolvedores do Ubuntu tenham decidido movê-lo para o Snap. Neste caso, o pacote DEB do cliente de e-mail será mantido pela própria equipe por trás do Linux Mint.

Já o sistema de contas online, que permite acessar os serviços de produtividade do Google, Microsoft, Nextcloud, Flickr e afins, permanecerá disponível mesmo com as mudanças do GNOME 46, que passou a priorizar o GTK4. 

Linux Mint 22 desativa a exibição de repositórios do Flatpak não verificados por padrão (Imagem: Divulgação/Linux Mint)
Linux Mint 22 desativa a exibição de repositórios do Flatpak não verificados por padrão (Imagem: Divulgação/Linux Mint)

O gerenciador de programas também recebeu melhorias para deixá-lo mais rápido e mais seguro. No segundo caso, o app vai deixar de mostrar repositórios do Flatpak que não são verificados para evitar o download de arquivos maliciosos. Contudo, você pode habilitar a exibição desses canais nas configurações do programa caso tenha necessidade.

Para instalar o Linux Mint 22, é preciso ter um computador com pelo menos 2 GB de RAM e 20 GB de armazenamento. A expectativa é que a versão estável seja liberada a todos ainda neste ano.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Sinais de Alzheimer podem estar na forma como conversamos
  • Pesquisadores identificam falha crítica que expõe sistemas Linux
  • Preço dos streamings | Saiba quanto Netflix, Disney+ e outras ficaram mais caras
  • Galaxy Watch 7 e Ultra vazam por completo com especificações e preços
  • AstraZeneca “admite” efeito colateral raro de vacina da covid-19
  • 😱 DESPENCOU | Galaxy S24 com 256 GB está com preço baixo usando cupom