O Banco Central (BC) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (10) para alertar sobre um vazamento de dados vinculados a chaves Pix cadastradas na 99Pay. O incidente ocorreu entre 26 de junho e 2 de julho de 2024, de acordo com o órgão.
Sendo preciso, a apuração do BC indica que o vazamento envolveu dados cadastrais relacionados a 39.088 chaves Pix existentes na 99Pay. Essas informações incluem nome de usuário, números de CPF com parte dos dígitos ocultos, agência e número de conta.
Felizmente, senhas, detalhes de movimentações financeiras e outros dados sensíveis não foram expostos no vazamento.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, ressalta o BC.
De todo modo, os dados vazados podem ser usados para tentativas de golpes, por exemplo. Essa é uma das razões pelas quais o Banco Central emitiu um alerta para o incidente.
Este é 11º vazamento de dados envolvendo chaves Pix desde que a modalidade foi introduzida, em 2021. Destes, seis incidentes ocorreram ou foram revelados em 2024.
Apesar de o problema com a 99Pay não envolver um grande número de clientes da instituição, o BC informou que “foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Posicionamento da 99Pay
Em comunicado para a imprensa, a 99Pay informou que o vazamento atingiu um número muito pequeno de usuários da plataforma, que corresponde a apenas 0,0003% de sua base de clientes.
A companhia também ressaltou que dados sensíveis não foram expostos no vazamento.
Vale lembrar que a 99Pay é uma carteira digital vinculada ao aplicativo de transportes 99. Além de suporte a Pix, a plataforma oferece serviços de pagamento, linhas de crédito, entre outros recursos financeiros.
BC alerta para vazamento de dados na 99Pay envolvendo chaves Pix
You must be logged in to post a comment.