Arm Accuracy Super Resolution, ou Arm ASR. Esses são os nomes de um upscaler de código-fonte aberto que a Arm anunciou com foco em dispositivos móveis. Se bem implementada, a novidade pode melhorar a experiência do usuário com jogos em celulares e tablets.
Up o quê?
Upscalers são tecnologias que ajustam a resolução de um conteúdo gráfico para ele ser reproduzido de modo otimizado no dispositivo de destino. Soluções de upscaling podem fazer um jogo ou vídeo em 720p rodar em resolução 1080p, por exemplo.
É comum o uso de upscaling para otimizar a reprodução do conteúdo tornando a resolução dos gráficos menor. Isso permite aumentar as taxas de frames por segundo. Em seguida, a imagem é reconstruída em resolução maior.
Em PCs, há três soluções de upscaling muito conhecidas: o Nvidia DLSS (Deep Learning Super Sampling), o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) e o Intel XeSS (Xe Super Sampling). Essas tecnologias acompanha os chips gráficos mais avançados de cada marca.
Upscaler da Arm é do tipo temporal
O Arm ASR é uma tecnologia de upscaling do tipo temporal. Nessa modalidade, a solução combina dados de quadros (ou frames) executados previamente e os atuais para gerar imagens com mais qualidade.
Trata-se de uma abordagem diferente do upscaling espacial, que tem implementação mais simples em relação ao temporal, mas pode gerar imagens com qualidade inferior por trabalhar quadro a quadro.
O detalhe mais interessante é que o Arm ASR tem como base o AMD FidelityFX Super Resolution 2 (FSR2). Essa tecnologia foi desenvolvida originalmente para PCs e consoles, mas tem código aberto via licença MIT. Isso permitiu que a Arm criasse um projeto derivado.
Arm destaca desempenho do ASR
Podemos considerar o Arm ASR uma versão do AMD FSR2 para celulares, portanto. Parece ter dado certo. A Arm validou a implementação do Accuracy Super Resolution em um chip MediaTek Dimensity 9300.
Os resultados mostraram um upscaling de 540p para 1080p com consumo de energia consideravelmente menor em relação à execução nativa dos gráficos em 1080p.
Em linhas gerais, é de se esperar que o Arm ASR otimize justamente a execução de gráficos em dispositivos móveis ao mesmo tempo em que reduz ou mantém o padrão de gasto energético. A novidade deve favorecer principalmente GPUs móveis não muito potentes.
A Arm vai liberar o ASR sob licença de código aberto MIT. Na atual fase, interessados em implementar a tecnologia devem entrar em contato com a empresa via formulário.
Arm anuncia upscaler para melhorar execução de jogos em celulares
You must be logged in to post a comment.