Android
Google está desenvolvendo atualização para que mais aplicativos tirem fotos com Ultra HDR com seus recursos de câmeras (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google prepara uma atualização para o Android que permitirá que os aplicativos tirem fotos em Ultra HDR. Com isso, os usuários poderão capturar imagens com HDR diretamente do Instagram, por exemplo, sem precisar abrir o recurso de câmera nativo do celular. A atualização foi encontrada no CameraX, biblioteca Jetpack que fornece a API para desenvolvedores criarem aplicativos de câmeras no Android.

Atualmente, celulares como os da linha Galaxy S24, Pixel 7, Pixel 8 e OnePlus 12 são capazes de registrar imagens com Ultra HDR (no S24 essa tecnologia é usada como base do Super HDR). Contudo, isso só funciona ao utilizar o aplicativo de câmera nativo. E para ver a imagem em HDR é necessário ter um display compatível com a tecnologia.

O Ultra HDR é um formato feito pelo Google, que salva nos metadados do arquivo o alcance de cores da foto. Assim, um único arquivo tem a versão SDR e HDR da imagem. Isso melhora a exibição em monitores não compatíveis, evitando aquele “efeito” de foto com brilho estourado — como se tivessem exagerado no processamento da foto.

Funcionamento do Ultra HDR do Google no Android (Imagem: Divulgação/Google)
Funcionamento do Ultra HDR do Google no Android (Imagem: Divulgação/Google)

Ultra HDR nos aplicativos Android

A descoberta da atualização foi feita por Mishaal Rahman, jornalista do Android Authority. Rahman é conhecido por usar mineração de código para encontrar futuros recursos do Android.

O jornalista encontrou na API do CameraX o método “getSupportedOutputFormats” no comando “ImageCaptureCapabilities”. Rahman explica que isso permite à câmera do app registrar imagens em Ultra HDR se o celular é compatível com o recurso.

Demonstração do HDR em uma fotografia com diferença de iluminação (Imagem: Vitor Pádua/Paulo Higa/Tecnoblog)
Demonstração do HDR em uma fotografia com diferença de iluminação (Imagem: Vitor Pádua/Paulo Higa/Tecnoblog)

Diferença do suporte do Instagram para captura Ultra HDR

Em janeiro, junto do lançamento do Galaxy S24, o Instagram anunciou que os novos smartphones da Samsung seriam os primeiros capazes de publicar imagens em HDR. Assim, ao tirar uma foto HDR pelo app da câmera, a qualidade seria mantida no momento do upload. Nada de Ultra HDR direto do aplicativo da Meta.

A grande vantagem desse futuro update (caso o Google chegue a lançá-lo oficialmente) é facilitar a publicação e envio de imagens HDR. O usuário poderá usar a própria câmera do Instagram para tirar uma foto em HDR, deixando de lado as etapas de abrir o app nativo de câmera, retornar para o Instagram e selecionar a imagem na galera. Outras redes sociais também devem se aproveitar dessa atualização.

Com informações: Android Authority e The Verge

Mais apps para Android terão captura de imagens em Ultra HDR