A Carteira do Google (ou Google Wallet) é mais lembrada como um aplicativo de pagamentos, mas foi idealizada para ir além. Prova disso é que o Google está trabalhando em uma atualização que fará a ferramenta armazenar documentos como passaporte e carteira de estudante.
O novo recurso vai permitir que o usuário digitalize um documento baseado em texto e armazene essa cópia em seu celular. Por ser capaz de reconhecer texto e padrões visuais, a novidade poderá inclusive classificar os documentos em categorias.
Não se trata apenas de criar uma imagem digital do documento, mas também de reconhecer as informações de texto existentes nele. Assim, ficará mais fácil inserir o número de um documento de identificação no cadastro de uma loja online, por exemplo.
Documentos normais e privados
O novo recurso foi descoberto com a análise do arquivo APK do Google Wallet pelo perfil AssembleDebug do X/Twitter e reportado pelo Android Authority.
As capturas de tela mostram que o aplicativo pode reconhecer passaporte, cartão de fidelidade, carteira de estudante, título de eleitor, permissão de residência, entre outros documentos. Quando o app não conseguir classificar um documento, o próprio usuário poderá fazer isso.
É possível salvar os documentos em dois padrões: normal e privado. O tipo normal inclui documentos simples, como carteira de estudante ou cartão de visita. Já o tipo privado envolve documentos emitidos por órgãos públicos, razão pela qual o acesso a eles exigirá identificação biométrica.
A digitalização de documentos pode gerar preocupação sobre privacidade. Quanto a isso, a Carteira do Google informa que todo o processamento dos documentos é feito no próprio aparelho do usuário, não havendo envio de dados para os servidores da companhia.
Quando a nova Carteira do Google será lançada?
Ainda não há informação sobre quando a função da Carteira do Google que armazena documentos será liberado para todos os usuários. Até porque o app precisa passar por adaptações regionais, pois cada país tem um conjunto próprio de documentos.
No Brasil, por exemplo, a Carteira do Google é capaz de armazenar cartões de crédito por meio da integração com o Google Pay, além de cartões ou bilhetes de transporte público, cartões de fidelidade, ingressos e comprovante de vacinação.
Quando a nova versão chegar ao Brasil, é possível que ele se torne compatível com a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG e já é emitida em quase todo o país.
Vale lembrar que a Carteira do Google funciona de modo nativo somente em dispositivos Android, sendo possível acessar algumas funções no PC via Chrome.
Carteira do Google vai armazenar diversos tipos de documentos
You must be logged in to post a comment.