O aplicativo Microsoft Designer foi liberado em versão oficial para usuários de Android e iPhone. A ferramenta permite criação ou edição rápida de imagens com auxílio de inteligência artificial (IA). Você pode utilizá-la para criar convites, cartazes, conteúdo para redes sociais e mais.
Pelo menos até certo ponto, a ferramenta é vista como uma alternativa ao popular Canva. O Microsoft Designer surgiu em outubro de 2022 já com a proposta de ter uma IA integrada: na época, o Dall-E.
O Microsoft Designer foi lançado originalmente para funcionar em desktops, via versão web. Em abril de 2023, a ferramenta foi integrada ao navegador Edge. Em outubro do mesmo ano, a primeira versão para Android foi lançada, ainda em fase experimental.
Agora, neste mês de julho, a Microsoft começou a expandir a integração do Designer com outras plataformas e ferramentas.
Microsoft Designer no Windows 11
A expansão começa com a chegada do Microsoft Designer ao aplicativo Fotos do Windows 11. Com essa integração, o usuário pode remover fundos, aplicar filtros, ajustar as dimensões da imagem, entre outras ações, sem ter que recorrer a softwares de terceiros.
Mas isso para usuários que fazem parte do programa de testes Windows Insider. Ainda não há informação sobre liberação para a versão final do Windows 11. Em compensação, o Designer está sendo integrado às ferramentas do Microsoft 365, com destaque para o Word e o PowerPoint.
Essa integração é feita por meio do Copilot, que oferece 15 boosts (ou intensificadores) gratuitos por dia para edição ou criação de imagens. Assinantes do Copilot Pro têm direito a 100 boosts diários. Um boost é um recurso de processamento que a IA usa para executar as tarefas solicitadas.
Microsoft Designer para Android e iOS
Talvez a novidade mais interessante seja o lançamento do Microsoft Designer para Android e iOS, agora em versões finais.
É preciso ter uma conta Microsoft para acessar a ferramenta nas duas plataformas. Além disso, os limites diários de 15 boosts gratuitos ou de 100 boosts para assinantes do Copilot Pro também existem aqui.
Em ambos os sistemas, usar o Microsoft Designer é fácil. O aplicativo mostra atalhos para criar imagens, adesivos, conteúdo para redes sociais, papéis de paredes, entre outros. Em qualquer categoria, basta escolher um dos exemplos como referência ou digitar como a imagem resultante deve ser (prompts).
Vale destacar que a ferramenta está disponível em mais de 80 idiomas, incluindo o português do Brasil.
Microsoft Designer chega ao Android e iPhone para brigar com Canva
You must be logged in to post a comment.