Drones (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Polícia de cidade americana divulga vídeo de uso de drone para identificação de crime (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Polícia de Santa Mônica, cidade na Califórnia, divulgou recentemente um vídeo mostrando o uso de drones auxiliando na identificação e captura de um homem que furtava objetos em um estacionamento. A cidade possui desde 2021 um programa batizado de Drone as a First Responder (Drone como Primeira Resposta em tradução livre), que visa utilizar o dispositivo como uma patrulha, agilizando as ações contra criminosos.

No vídeo divulgado pela polícia, é explicado que o piloto optou por fazer uma última ronda aérea em um local mais movimentado. O caso foi registrado em 6 de julho, um sábado pós o feriado de 4 de julho. O drone passa então por um estacionamento próximo do Pier de Santa Mônica (aquele que inspira o Pier de Del Pierro de GTA V) onde localiza um indivíduo em atividade suspeita.

Pouco depois, o homem arromba um carro e, segundo a polícia, passa em torno de dois minutos furtando itens dentro do carro. O operador do drone comunica as patrulhas em solo e, pouco depois, a equipe chega ao local e encontra o indivíduo. Conforme explicado no vídeo, o piloto repassa para a equipe em qual fila do estacionamento está o homem.

Drones já ajudaram em outros casos

O programa Drone as a First Responder já ajudou em outros casos, como uma invasão em domicílio e agressão. No Brasil, segundo uma pesquisa divulgada pela FGV em 2023, 63% das forças de segurança do país utilizam drones em suas atividades. No carnaval deste ano, as PMs de alguns estados, como a de São Paulo e Sergipe, usaram o equipamento para auxiliar na patrulha durante os blocos.

Em um futuro talvez não distante, é provável que as polícias passem a usar drones com tasers. A Axon, uma fabricante dessas armas não-letais, comprou a Dedrone, empresa do ramo de segurança que desenvolve tecnologias para drones.

Com informações: Gizmodo

Drone policial identifica furto de carros durante patrulha