O Spotify divulgou que usuários do plano grátis não terão mais limitações para ver letras de músicas no app. A empresa divulgou que, em breve, todos os usuários não-pagantes poderão abrir o recurso de letras. Aqui no Brasil, alguns consumidores não pagantes já tiveram esse acesso liberado.
A limitação na visualização das letras começou em maio de 2023, como um teste feito pelo Spotify. Essa mudança chegou no Brasil por volta do fim do ano passado, com a confirmação da nova política chegando algumas semanas depois.
Antes de mudar de ideia, o Spotify testou um formato para que os consumidores do plano free tivessem acesso a três letras de música por mês. Porém, agora não haverá limite de quantos letras o usuário poderá ver.
Bloqueio foi estratégia para atrair clientes?
Assim que limitou o acesso às letras, foi levantada pela mídia a hipótese de que o Spotify fez isso para atrair clientes para seus planos pagos. Afinal, desde 2009, segundo dados do Statista, o Spotify nunca fechou um ano em lucro — lembrando que a empresa foi criada no fim de 2008.
Já que alguns usuários conseguem bloquear os anúncios pela web ou simplesmente não ligam para as propagandas, bloquear um recurso prático e útil de quem não paga parece uma boa ideia para atrair clientes. Contudo, basta abrir outra aba no PC, o app de navegador ou do Google e pronto, o Spotify perde a barganha pela ferramenta.
Se foi isso que a empresa percebeu ou outra coisa, provavelmente nunca saberemos. O fato é que agora o Spotify recuou dessa decisão. Em nota ao Engadget, a empresa explicou que eles estão sempre testando novidades, o que inclui liberar recursos em diferentes segmentos e países.
O Tecnoblog testou se o acesso às letras já estava liberado aqui para os usuários do plano gratuito. Conseguimos visualizar mais de três músicas com suas respectivas letras. Também entramos em contato com o Spotify para saber mais informações sobre a (velha) novidade. A matéria será atualizada assim que tivermos uma resposta.
Com informações: Engadget
Spotify volta a exibir letras para usuários do plano gratuito
You must be logged in to post a comment.