Uma proeminência no Sol se parece com um acrobata. Saturno “desapareceu” por trás da Lua. As estruturas de duas galáxias foram tão distorcidas que acabaram com formatos que lembram um pinguim e um ovo — e isso é só um “gostinho” das fotos destacadas pela NASA nesta semana no site Astronomy Picture of the Day.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Satélite do Japão fica a apenas 50 m de foguete descartado e tira fotos

Você vai encontrar também fotos da Via Láctea, de uma rocha misteriosa em Marte e até de um cometa que se aproximou do Sol, e agora viaja rumo à Nuvem de Oort. Abaixo, você vai aprender sobre os objetos nas fotos e confere curiosidades sobre eles. 

1. Lua e Saturno

Saturno e a nossa Lua estiveram em uma bela conjunção no fim de junho. Em alguns lugares, observadores viram os astros bem pertinho um do outro; em outros, o planeta desapareceu por trás do nosso satélite natural — é o caso da foto de Chengcheng Xu, feita pouco antes da Lua ocultar Saturno. Na imagem, o gigante gasoso parece estar pouco acima da cratera Glushko.  


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Proeminência no Sol

Em 2012, a sonda Solar Dynamics Observatory, da NASA, flagrou uma proeminência solar que parecia dançar sobre nosso astro. A explosão de plasma foi registrada na luz ultravioleta por três horas, formando o vídeo abaixo:

 

Pode não parecer, mas a proeminência era tão grande que a Terra caberia sob ela. Essas estruturas de plasma extremamente podem resistir por um mês, e às vezes, se transformam em ejeções de massa coronal. 

2. Via Láctea

Já a foto de Max Inwood mostra a montanha Uluru, uma formação de arenito na Austrália com 350 metros de altura. Ela aparece emoldurada pela faixa da Via Láctea e seus filamentos de poeira e estrelas, acompanhados de alguns objetos familiares — entre eles, estão a Nebulosa da Laguna e da Águia. 

📷 Leia mais: Via Láctea e montanha são a foto astronômica de segunda-feira (29)

3. Galáxias de Arp 142 

A imagem seguinte nos traz as galáxias de Arp 142 que, para alguns, lembram o formato de um pinguim e um ovo. A estrutura é resultado das interações gravitacionais entre a dupla, que distorceu a estrutura das galáxias e causou uma verdadeira explosão de formação de estrelas nelas.  

📷 Leia mais: galáxias de arp 142 são a foto astronômica de terça-feira (30) 

4. Rocha em Marte

Uma rocha marciana intrigante apareceu no compilado desta semana. Ela foi encontrada pelo rover Perseverance e tem manchas escuras que lembram as pintas no pelo das onças. É possível que estas estruturas tenham sido formadas por microrganismos antigos, mas mais estudos são necessários para confirmar se este realmente foi o caso. 

📷 Leia mais: rocha encontrada em Marte é a foto astronômica de quarta-feira (31)  

5. Cometa Olbers

O destaque seguinte mostra o cometa 13P/Olbers, que visita o Sistema Solar interno a cada 70 anos. Capturada por Petr Horálek, a imagem mostra o cometa com sua cauda de íons e coma, além do castelo de Kunetice, na República Tcheca. O Olbers chegou à aproximação máxima do Sol em 30 de junho, e agora segue à misteriosa Nuvem de Oort. 

📷 Leia mais: cometa 13P/Olbers é a foto astronômica de quinta-feira (1) 

6. Marte, Netuno e Plêiades

A última foto destacada pela NASA nesta semana mostra Marte em diferentes posições no céu ao longo da sua órbita ao redor do Sol. Capturada por Tunc Tezel, a imagem inclui também o aglomerado estelar das Plêiades e Urano, que aparece um pouco acima do Planeta Vermelho. Em 14 de agosto, vai ocorrer uma conjunção entre Marte e Júpiter. 

📷 Leia mais: cometa 13P/Olbers é a foto astronômica de sexta-feira (2) 

Clique e acesse a galeria de fotos

Saturno e Lua
Saturno fotografado instantes antes de desaparecer por trás da Lua (Chengcheng Xu)
Via Láctea e montanha Uluru
Via Láctea fotografada na Austrália; a foto mostra também nebulosas (Max Inwood)
Pinguim cósmico?
Galáxias de Arp 142, que foram distorcidas pela gravidade (NASA, ESA, CSA, STScI)
Rocha de Marte
É possível que as estruturas escuras nesta rocha tenham relação com vida em Marte (NASA, JPL-Caltech, MSSS, Perseverance Rover)
Cometa Olbers
Cometa fotografado na República Tcheca (Petr Horálek / Institute of Physics in Opava)
Marte, Netuno e as Plêiades
Movimento de Marte fotografado durante 16 dias (Tunc Tezel (TWAN))

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Olimpíadas 2024 | Como assistir à final do salto feminino de ginástica
  • Desativar 2G no Android ajuda a combater fraudes via SMS, explica Google
  • Quando a TV via antena parabólica vai deixa de funcionar no Brasil?
  • 😱 COMBO | Galaxy S23 com Buds FE está muito barato com cupom
  • 5.5G | Quando Claro, TIM e Vivo vão lançar o 5G Advanced no Brasil?
  • Superman relembra uma habilidade indecente derivada de sua superforça